Aprendizagem autorregulada e ensino remoto emergencial: percepções de estudantes do Campus Santo Antônio de Pádua do IFFluminense sobre os estudos durante a pandemia de Covid-19

por Bruno Robert Assad Matos publicado 09/02/2023 14h00, última modificação 12/09/2023 12h50

Aline Couto da Costa

Autor:

Bruno Robert Assad Matos

A capacidade de autorregular a aprendizagem apresenta-se como elemento importante na promoção do sucesso escolar. A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), visou investigar as percepções de estudantes do Campus Santo Antônio de Pádua do IFFluminense sobre o ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid19 e a relação com a capacidade de autorregulação da aprendizagem, constructo este que pode ser definido como o processo através do qual, o aluno estrutura, monitora e avalia o seu aprendizado, gerenciando aspectos cognitivos, motivacionais, comportamentais e ambientais para o alcance de suas metas escolares. Como metodologia, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, assim como uma pesquisa de campo cujos participantes consistiram em quinze estudantes distribuídos nas três turmas do terceiro ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Edificações, Administração e Automação) do campus Santo Antônio de Pádua do IFFluminense. Para coleta dos dados, foram utilizados questionários contendo questões referentes aos estudos durante a pandemia e a autorregulação da aprendizagem. Os dados obtidos, por meio desses instrumentos, passaram posteriormente por análise de conteúdo, a fim de se estabelecer uma apreciação entre os mesmos. Como resultados, verificou-se que mesmo alunos que, a priori, possuíam mais conhecimentos referentes a habilidades que promovem uma aprendizagem autorregulada, também tiveram elevada dificuldade em lidar com os estudos remotos durante a pandemia de Covid-19. Por se tratar de uma pesquisa realizada em um mestrado profissional em ensino, há a vinculação de um produto educacional, sendo ele uma cartilha em formato digital. Nela, estão apresentados aspectos da autorregulação da aprendizagem, contendo reflexões a respeito do gerenciamento de tempo, estudo diário e para avaliações, estratégias de aprendizagem, diários de estudo, entre outros. O objetivo é que a cartilha instrumentalize o estudante com habilidades que favoreçam a promoção da autorregulação da aprendizagem, auxiliando com que este adquira maior autonomia no seu processo de estudo. Portanto, ao buscar trazer à luz a relação entre autorregulação da aprendizagem e ao ensino remoto emergencial, a pesquisa buscou contribuir com a produção referente a aspectos que envolvem os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave: Teoria Social Cognitiva; Autorregulação da Aprendizagem; Ensino Remoto Emergencial; Educação Profissional e Tecnológica; Covid-19.

The ability to self-regulate learning is an important element in promoting school success. This research project, developed within the scope of the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education (ProfEPT), aimed to investigate the perceptions of students from the Santo Antônio de Pádua Campus from Ifluminense on emergency remote teaching during the Covid-19 pandemic and the relationship with the ability to self-regulate learning, a construct that can be defined as the process through which the student structures, monitors and evaluates their learning, managing cognitive, motivational, behavioral and environmental aspects to reach their school goals. As = methodology, bibliographic and documentary research was carried out, as well as a field research whose participants consisted of a group of students from the Santo Antônio de Pádua campus of IFFluminense. For data collection, questionnaires were used containing questions regarding studies during the pandemic and self-regulation of learning. The data obtained through these instruments later undergoed content analysis in order to establish an appreciation between them. The results, indicated that even students who, at first, had more self-regulated learning skills, still had a very hard time with their studies during the Covid-19 pandemic. Because this is research carried out in a professional master's degree in teaching, an educational product was developed. The product is a booklet in digital format. It presents aspects of selfregulation of learning, it contains reflections on time management, daily study and for assessments, learning strategies, study diaries, among others. The objective is that the booklet equips students with skills that favor the promotion of self-regulation of learning, helping them to acquire greater autonomy in their study process. Therefore, by seeking to bring to light the relationship between self-regulation of learning and emergency remote teaching, the research seeks to contribute to the production regarding aspects that involve the teaching and learning processes of students.

Keywords: Social Cognitive Theory; Learning Self-Regulation; Emergency Remote Teaching; Professional and Technological Education; Covid-19

PDF document Bruno Robert Assad Matos - dissertação final revisado.pdf — Documento PDF, 6.18 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.