Contribuições Da Teoria Da Aprendizagem Significativa, De Mapas Conceituais E Metodologias Ativas Em Ações De Visita Guiada Em Institutos Federais

por Fernanda Brant Gabry Stellet publicado 10/11/2021 13h28, última modificação 12/09/2023 12h50

Adelson Siqueira Carvalho

  • Autor: 

    Fernanda Brant Gabry Stellet

Visitas guiadas em Institutos Federais têm sido desenvolvidas no Brasil com o objetivo de aproximar as instituições das comunidades onde estão inseridos, apresentando seus cursos, suas instalações e seus projetos que fazem parte da formação profissional e tecnológica. As visitas têm ocorrido através de ações institucionais ou projetos de extensão, voltadas para estudantes e/ou abertas para a sociedade em geral. Este trabalho aborda o tema visitas guiadas em Institutos Federais e tem como referência a ação Sexta no IFF, uma ação de visita guiada desenvolvida de forma presencial com estudantes da rede municipal de Campos dos Goytacazes (RJ), através do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Considerando o seu potencial de aprendizagem acerca da Educação Profissional e Tecnológica, a pesquisa teve como objetivo propor contribuições para potencializar a aprendizagem de estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na ação Sexta no IFF, a partir da implementação de estratégias que envolvem a Teoria da Aprendizagem Significativa desenvolvida por David Ausubel, mais especificamente o conceito “organizador prévio”, Mapas Conceituais de Joseph Novak e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualiquantitativa, desenvolvida em quatro etapas: a primeira etapa envolveu o planejamento, com a definição de uma unidade escolar participante e os estudantes envolvidos. A segunda etapa implementou as estratégias vídeo, um mapa conceitual e a atividade “Relato Crítico de Experiência” no momento final da visita guiada. Em função da Pandemia da CoViD19, a pesquisa precisou acontecer em ambiente virtual. Foram realizados três encontros virtuais com os estudantes, utilizando-se a plataforma Google Meet. O Encontro Virtual 1 envolveu apresentações iniciais da pesquisadora e do objetivo da pesquisa, assim como o levantamento de conhecimentos prévios dos participantes. O Encontro Virtual 2 exibiu um vídeo produzido para realizar a função de organizador prévio e o Encontro Virtual 3 desenvolveu uma visita guiada virtual ao IFF campus Centro. A terceira etapa compreendeu a coleta de dados. Esta foi executada em dois momentos. O primeiro coletou dados qualiquantitativos por meio de um questionário construído no Google Forms, encaminhado aos estudantes no Encontro Virtual 1, para levantamento de seus conhecimentos prévios sobre itinerário formativo, IFF campus Campos Centro, seus cursos técnicos em diferentes modalidades. A segunda coleta obteve dados qualitativos no Encontro Virtual 3, mediante registro escrito dos participantes em um formulário construído no Google Forms, após a atividade intitulada “Relato Crítico de Experiência”, ao final da visita guiada virtual. Na quarta etapa, foi realizada a análise dos dados qualiquantitativos, considerando-se como válidas as contribuições das estratégias implementadas para a aprendizagem das informações compartilhadas, evidenciando indícios de aprendizagem significativa e uma postura mais crítica dos participantes após a atividade Relato Crítico de Experiência, na parte final da visita guiada virtual. A pesquisa teve como compromisso final a elaboração de um produto educacional no formato de Guia. A intenção foi produzir um material que possa contribuir com ações de extensão que objetivem apresentar a Educação Profissional e Tecnológica a estudantes, através de seus cursos técnicos, por meio de visita guiada, implementando as três estratégias utilizadas nesta pesquisa.

Palavras-chave: Visita guiada. Aprendizagem significativa. Educação profissional e tecnológica. Guia.

Guided visits in Federal Institutes have been developed in Brazil with the aim of bringing institutions closer to the communities where they are located, presenting their courses, facilities and projects that are part of professional and technological training. The visits have taken place through institutional actions or extension projects, aimed at students and/or open to society in general. This work addresses the theme of guided tours in Federal Institutes and has as reference the Sexta no IFF action, a guided visits action developed in person with students from the municipal school of Campos dos Goytacazes, through the Fluminense Federal Institute Campos Centro campus. Considering its potential for learning about vocacional education, the research aimed to propose contributions to enhance the learning of students from the 8th and 9th grade of Elementary School in the Sexta action at the IFF, from the implementation of strategies that involve the Theory of Meaningful Learning developed by David Ausubel, more specifically the concept “advanced organizer”, Concept Maps by Joseph Novak and Active Teaching-Learning Methodologies. The research methodology adopted was action research, with a qualitative and quantitative approach, developed in four stages: the first stage involved planning, with the definition of a participating school unit and the students involved. The second stage implemented video strategies, a concept map and the activity “Critical Experience Report” at the end of the guided tour. Due to the CoViD-19 Pandemic, the research had to take place in a virtual environment. Three virtual meetings were held with students, using the Google Meet platform. The Virtual Meeting 1 involved initial presentations by the researcher and the research objective, as well as the survey of previous knowledge of the participants. The Virtual Meeting 2 exhibited a video produced to perform the function of advanced organizer and the Virtual Meeting 3 developed a virtual guided tour of the IFF campus Centro. The third stage comprised data collection. This was performed in two moments. The first collected qualiquantitative data through a survey built on Google Forms, sent to students in the Virtual Meeting 1, to survey their previous knowledge about training itinerary, IFF campus Campos Centro, its technical courses in different modalities. The second collection obtained qualitative data in the Virtual Meeting 3, through written registration of the participants in a second Google Forms, after the activity entitled “Critical Experience Report”, at the end of the virtual guided tour. In the fourth stage, the analysis of qualiquantitative data was performed, considering as valid the contributions of the strategies implemented for learning the shared information, showing signs of significant learning and a more critical posture of the participants after the “Critical Experience Report” activity, in the final part of the virtual guided tour. The research had as its final commitment the elaboration of a Educational product as a Guide. The intention was to produce material that can contribute to extension actions that aim to present vocacional education to students, through their technical courses, through guided visits, implementing the three strategies used in this research. Keywords: Guided tour. Meaningful learning. Vocacional education. Guide.

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