Distúrbios da imagem corporal e transtornos alimentares em estudantes do Ensino Técnico Profissionalizante: o papel da Educação Física

por Bruna Graziele Correa Machado publicado 07/08/2023 17h12, última modificação 12/09/2023 12h50
Dirceu Pereira dos Santos
  • Autora:

Bruna Graziele Correa Machado

Este estudo teve como objetivo desenvolver uma proposta de cartilha para auxiliar no trabalho de professores de Educação Física ao tratar da temática de transtornos alimentares nas aulas com estudantes do Ensino Médio/Técnico. A metodologia empregada na pesquisa científica acadêmica-profissional foi descritiva de cunho qualitativo. O campo de estudo para a produção e testagem do produto foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, sendo a amostra constituída de docentes de Educação Física que atuam em doze campi dessa instituição de ensino. Como produto educacional, foi criada uma cartilha sobre transtornos alimentares e de imagem, que envolveu também o impacto dos padrões de beleza para a saúde/ bem-estar dos adolescentes com o intuito de auxiliar no trabalho dos professores de Educação Física ao tratar da temática de transtornos alimentares em suas aulas com estudantes do Ensino Médio/Técnico. Por meio deste estudo, verificou-se que a Educação Física é uma área importante para o desenvolvimento humano, capaz de proporcionar uma formação omnilateral, permitindo que o educando esteja pronto para produzir sua carreira, como também sua vida em sociedade. Além disso, observou-se que os transtornos alimentares são problemas reais, que assolam muitos adolescentes. Logo, trazer esse assunto para a sala de aula é uma oportunidade de promover discussões, reflexões e mecanismos de combate ao problema referido.

Palavras-chave: Educação Física; Instituto Federal; Transtornos Alimentares.

This study aimed to develop a proposal for a booklet to assist Physical Education teachers in dealing with the issue of eating disorders in classes with high school/technical students. The methodology used in the academic-professional scientific research was descriptive with a qualitative nature. The field of study for the production and testing of the product was the Fluminense Federal Institute of Education, Science and Technology, with the sample consisting of Physical Education teachers who work on twelve campuses of this educational institution. As an educational product, a booklet on eating and image disorders was created, which also involved the impact of beauty standards on the health/well-being of adolescents in order to assist Physical Education teachers in their work with the theme of eating disorders in their classes with high school/technical students. Through this study, it was verified that Physical Education is an important area for human development, capable of providing omnilateral training, allowing the students to be ready to produce their careers, as well as their lives in society. In addition, it was observed that eating disorders are real problems that plague many adolescents. Therefore, bringing this subject to the classroom is an opportunity to promote discussions, reflections and mechanisms to combat the referred problem.

Keywords: Physical Education; Federal Institute; Eating Disorders.

PDF document Dissertação final Bruna.pdf — Documento PDF, 6.09 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.