Egressos de cursos técnicos integrados na educação profissional e tecnológica do Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé: no chão da fábrica a conversa é outra!

por Clarissa Louise de Souza Lapa dos Santos publicado 28/10/2021 09h30, última modificação 12/09/2023 12h50

José Augusto Ferreira da Silva

Nesta pesquisa são abordadas as percepções, o percurso e a inserção no mercado de trabalho de egressos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados pelo Instituto Federal Fluminense, campus Macaé. Buscou-se investigar a importância do Acompanhamento de Egressos como instrumento para reflexão sobre a prática e organização pedagógica da Educação Profissional e Tecnológica e diagnóstico do ensino. O estudo, pautado na proposta de formação integral na Educação Profissional e no trabalho como princípio educativo, abordou questões relativas à evolução da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil; o mundo do trabalho e a mundialização, a partir de suas repercussões na educação; assim como aspectos relativos ao currículo, propostas formativas e a avaliação na educação. A pesquisa, de natureza quali-quantitativa, desenvolvida no IFFluminense campus Macaé, teve como sujeitos, egressos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, formados entre os anos letivos de 2015 a 2019. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, questionário semiestruturado com questões fechadas e questão aberta. Após a análise dos dados obtidos nas questões fechadas e da Análise Textual Discursiva realizada a partir da questão aberta, os resultados foram triangulados, a fim de se conhecer o fenômeno estudado com maior exatidão. Por meio dos resultados alcançados, foi possível avaliar os percursos dos egressos e as considerações suscitadas em relação ao ensino recebido no período de sua formação técnica, assim como demonstrar a importância do Acompanhamento de Egressos como instrumento para diagnóstico do ensino, reflexão sobre a prática e organização pedagógica da EPT e sua contribuição para consolidação de uma educação alinhada à formação integral do educando. Como fruto da pesquisa, foi elaborado um produto educacional (guia de apoio à atividade pedagógica) direcionado aos gestores e a comunidade acadêmica, com objetivo de conscientizar e demonstrar a importância da realização do Acompanhamento de Egressos, a partir de suas múltiplas possibilidades. Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Acompanhamento de Egressos. Autoavaliação Institucional.

This research addresses the perceptions, trajectory and insertion in the labor market of graduates of technical courses integrated into High School offered by the Fluminense Federal Institute, Macaé campus. We sought to investigate the importance of Monitoring Graduates as an instrument for reflection on the practice and pedagogical organization of Professional and Technological Education and teaching diagnosis. The study, based on the proposal for comprehensive training in Professional Education and on work as an educational principle, addressed issues related to the evolution of Professional and Technological Education in Brazil; the world of work and globalization, based on its repercussions on education; as well as aspects related to the curriculum, training proposals and evaluation in education. The research, of a quali-quantitative nature, developed at the IFFluminense campus Macaé, had as subjects, graduates of Technical Courses Integrated to High School, graduated between the school years of 2015 to 2019. A semi-structured questionnaire was used as a data collection instrument. closed questions and open questions. After analyzing the data obtained in the closed questions and the Discursive Textual Analysis carried out from the open question, the results were triangulated in order to know the phenomenon studied with greater accuracy. Through the results achieved, it was possible to evaluate the paths of the graduates, appreciate the considerations raised in relation to the education received in the period of their technical training, as well as demonstrate the importance of Monitoring Graduates as a tool for diagnosis of teaching, reflection on practice and the EPT's pedagogical organization and its contribution to the consolidation of education aligned with the student's integral training. As a result of the investigation, an educational product (guide to support the pedagogical activity) was developed, aimed at managers and the academic community, with the objective of raising awareness and demonstrating the importance of carrying out the Monitoring of Graduates, based on its multiple possibilities. Keywords: Professional and Technological Education. Accompaniment of Graduates. Institutional Self-Assessment.

PDF document Dissertação - Clarissa Lapa.pdf — Documento PDF, 2.86 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.