A construção da formação humana para a emancipação social através do exercício da cidadania na Educação Profissional e Tecnológica

por Maria Angélica Peixoto Sardinha publicado 26/09/2022 09h46, última modificação 12/09/2023 12h50

Orientador: Dr. Júlio Cezar Pinheiro de Oliveira

  • Autora:

Maria Angélica Peixoto Sardinha

Entre os principais objetivos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a formação de indivíduos para servirem o mundo da produção tem sido o maior deles. Buscando atender aos preceitos da dinâmica do mercado de trabalho, muitas vezes, a EPT acabou deslocando-se para uma formação comprometida com a reprodução do conhecimento ao mesmo tempo em que se afastava de uma educação omnilateral. O crescimento da oferta de vagas junto à EPT no Brasil nas últimas décadas trouxe-a para o centro do debate acerca da função da educação em nossa sociedade. Assim, o presente estudo analisou casuisticamente os limites e os potenciais que a formação profissional vem (ou não) contribuindo para uma formação educacional pautada no exercício da cidadania. O estudo foi realizado no âmbito do Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Avançado de São João da Barra/RJ, tendo concentrado-se na experiência do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Petróleo e Gás. A abordagem metodológica deste estudo de caso foi estruturada, em um primeiro momento, a partir da análise do Projeto Pedagógico (PPC) de 2019 do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Petróleo e Gás da instituição já mencionada, documento que organiza e delimita essa formação. Cumprida a etapa planejada, foi proposta a realização de um ciclo de palestras, que destacou a trajetória da EPT no Brasil em uma perspectiva histórica, apontando a relevância da formação humana e do ensino da cidadania na prática educativa do Ensino Profissional. O evento, mesmo sendo aberto à participação de toda a comunidade acadêmica, teve como público-alvo os profissionais docentes vinculados ao Curso de Petróleo e Gás. Como forma de analisar a importância dos temas relacionados à cidadania e as suas experiências voltadas ao mercado de trabalho em que esses educadores atuam, foi aplicado o primeiro questionário para eles, enquanto o segundo  questionário teve o objetivo de analisar a efetividade do ciclo de palestras junto à prática pedagógica. Cabe ressaltar que ambos os questionários foram aplicados aos docentes em momentos anteriores e posteriores à sua realização. As informações apuradas demonstram que a maioria dos docentes que participou do encontro apontaram ter sido de grande relevância para suas práticas pedagógicas, também especificando que, a partir do ciclo de palestras, suas concepções de formação profissional foram ampliadas. Como forma de registro e mesmo de possibilidade de reprodutibilidade do evento, esse foi esquematizado na forma de Produto Educacional no formato de Relatório Descritivo, expondo, assim, seus limites e seu potencial para o aprimoramento das práticas docentes em vista da formação integral dos alunos da EPT no que tange aos processos que regulam a cidadania.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Formação humana; Cidadania na prática educativa.

Amongst the main objectives of Professional and Technological Education (EPT), the education of indivudals to serve the world of production has been the greatest of them. Seeking to meet the precepts of labor market dynamics, the EPT often ended up shifting to training with the reproduction of knowledge even in education that at the same time deviated from an omnilateral one. The jobs opportunities growth with the EPT in Brazil in recent decades has
brought it to the center of the debate about the role of education in our society. Thus, the current study analysed casuistically the limits and potentials that professional training has been (or not) offering to the educational training based on the exercise of citizenship. The study was carried out within the scope of the Instituto Federal Fluminense, Advanced campus São João da Barra/RJ, based on the experience of the Integrated Technician to High School in Oil and
Gas. The methodological approach of this case was structured, at first, from the analysis of the Pedagogical Project (PPC) of 2019 of the Technical Course Integrated to High School in Oil and Gas of the aforementioned institution, a document that organizes and delimits this training.
After fulfilling the planned step, it was proposed the realization of a lectures cycle, which highlighted the trajectory of EPT in Brazil in a hystorical perspective, pointing out the relevance of human education and citizenship teachings in the educational practice of Professional Education. The event, despite being open to the participation of the entire
academic community, had as target audience the Teaching Professionals linked to the Oil and Gas Course. As a way of analyzing the effectiveness of this proposal with pedagogical practice, questionnaires were applied to teachers before and after the event was carried out. The information gathered shows that most of the teachers who participated in the meeting indicated that it was of great relevance to their pedagogical practices, also specifying that, from the
lectures cycle, their conceptions of professional training were expanded. As a form of recording and even of possibility of reproducibility of the event, it was schematized in the form of an Educational Product, thus showing its potential for improving the limits of teaching practices in view of the integral formation of EPT students regarding the processes that regulate citizenship.
Keywords: Professional Education; Human formation; Citizenship in educational pratice.

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