Mapas Conceituais como Recurso Didático-Pedagógico para o Ensino de Literatura na Educação Profissional e Tecnológica

por Carla Cristina Cezário de Lima Guerra publicado 28/09/2021 08h39, última modificação 12/09/2023 12h50

Adelson Siqueira Carvalho

Essa pesquisa tem por objetivo refletir sobre o potencial do mapa conceitual como recurso didático-pedagógico. Ela buscou responder a seguinte questão: Como os mapas conceituais podem contribuir para a aprendizagem de conceitos de literatura em cursos técnicos sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa? Com o intuito de tentar responder essa questão foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática buscando apresentar a utilidade dessa estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada nesta pesquisa está inserida na abordagem de pesquisa quali-quantitativa, aplicada e experimental. O produto educacional desenvolvido a partir deste trabalho foi um guia online sobre mapas conceituais, assim como, a elaboração e aplicação de uma sequência didática que teve como público-alvo estudantes do 1º ano matriculados na disciplina de Literatura do Curso Técnico de Eletrônica integrado ao ensino médio do campus Campos - Guarus do Instituto Federal Fluminense. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram um questionário de levantamento de subsunçores aplicado no início da sequência didática e os mapas conceituais elaborados pelos alunos ao final. Os resultados obtidos a partir dos instrumentos de coleta desta pesquisa se mostraram satisfatórios e apontaram que os mapas conceituais podem ser utilizados como recurso didático-pedagógico. O experimento evidenciou uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e permitiu a identificação de indícios do desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Os resultados foram analisados sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e a Teoria dos Mapas Conceituais (MC).

Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa. Mapas Conceituais. Literatura. Recurso didático-pedagógico.

This research aims to reflect about the potential of the concept maps as a pedagogical and didactical resource. This research will answer the following question: How are concept maps able to contribute to the learning of literature concepts in technical courses under the perspective of the Meaningful Learning Theory? In order to answer said question, we developed a bibliographic review about the topic intending to introduce the use of such pedagogical strategy in the learning and teaching process. Here, we used a methodology inserted in a qualitative and quantitative research, both applied and experimental. As a product of the educational product developed in this paper, we produced an online guide about Concept Maps, and also the elaboration and application of a didactical sequence which used, as a target group, students of the 1st year of a technical course in Electronics, integrated with high school at the campus Guarus of the Federal Institute in Campos dos Goytacazes, who are enrolled in the class of Literature. So as to collect data, we used a questionnaire in the beginning of the didactical sequence and the Concept Maps developed by the students in the end. The results acquired from the collect instruments of this research are satisfactory and showed that the Concept Maps may be used as a didactical-pedagogical resource. The experiment revealed an improvement of the teaching-learning process of the students, allowing a development of a significant approach. The results were analyzed under the understanding of the Meaningful Learning Theory (MLT) and the Theory of Concept Maps (TCM).

Keywords: Meaningful Learning Theory. Concept Maps. Literature. Pedagogical and didactical resource

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