O Uso Das Tecnologias Digitais De Informação E Comunicação (Tdic) Na Atuação Do Docente: Estudo De Caso No Ensino Médio Integrado Ao Curso Técnico Em Mecânica

por Regina Célia Albernaz Siqueira publicado 07/08/2023 16h50, última modificação 12/09/2023 12h50
Leonardo Salvalaio Muline
  • Autora:
Regina Célia Albernaz Siqueira

Com a mudança dos padrões de comportamento e vivência da sociedade em que estamos inseridos a partir da crescente da globalização, observa-se a inserção da ciência e das tecnologias nos hábitos diários. Ressalta-se também que as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão ganhando cada vez mais espaço na educação, sobretudo no trabalho docente, visando que essas podem oportunizar mais interação e dinamismo na construção do conhecimento. Desta forma, buscouu-se compreender a influência do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na atuação do docente do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico em Mecânica de um Instituto Federal Fluminense, campus Centro (RJ), como ferramenta mediadora do processo de ensino e de aprendizagem. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa com objetivos descritivo e exploratório, possui abordagem qualitativa de natureza aplicada. Aplicou-se um questionário semiestruturado e obteve-se uma amostra de sete respondentes. Na análise do perfil dos docentes, há um limiar de idades entre 27 anos e 57 anos, o que demonstra que a idade ativa em exercício laboral de engenheiros e docentes de mecânica é de predominância de professores jovens. Quanto ao curso de formação inicial, observou-se quatro diferentes áreas, sendo essas: engenharia mecânica,engenharia de produção, ciências (matemática) e informática. Ao se perguntar sobre a aplicação das TDIC na prática docente, os respondentes apresentaram divergência quanto a oferta de formação específica em tecnologias digitais pelo instituto analisado. Foram identificadas as tecnologias digitais mais utilizadas pelos docentes do instituto analisado. Por fim, foi realizado um guia de orientações pedagógicas contendo informações sobre o modo de uso das ferramentas: Google Classroom, Google Meet, projetor de slides e gamificação, como forma mediadora do processo ensino e aprendizagem. Com base nos dados apresentados, pode-se afirmar que a presente dissertação atingiu o objetivo proposto.

Palavras-Chave: Ensino. Tecnologia Digital. Formação de Professores.

With the changing patterns of behavior and experience of the society in which we are inserted from the growing globalization, it is observed the insertion of science and technologies in daily habits. It is also noteworthy that digital information and communication technologies (TDIC) are gaining more and more space in education, especially in teaching work, aiming that these can provide more interaction and dynamism in the construction of knowledge. In this way, it was intended to understand the influence of the use of Digital Information and Communication Technologies in the performance of the High School teacher integrated to the Technical Teaching in Mechanics of a Fluminense Federal Institute, campus Centro (RJ), as a mediating tool of the teaching process. and learning. This study is characterized as a research with descriptive and exploratory objectives, it has a qualitative approach of an applied nature. A semi-structured questionnaire was applied and a sample of seven respondents was obtained. In the analysis of the professors' profile, there is an age threshold between 27 years and 57 years, which demonstrates that the active working age of engineers and mechanics professors is predominantly young professors. As for the initial training course, four different areas were observed, namely: mechanical engineering, production engineering, science (mathematics) and information technology. When asked about the application of TDIC in teaching practice, the respondents showed divergence regarding the offer of specific training in digital technologies by the analyzed institute. However, when approached about seeking specific training for the use of digital technologies on their own, the majority response from four teachers was negative. The digital technologies most used by the professors of the analyzed institute were identified. Lastly, a pedagogical guidance guide was created containing information on how to use the tools: Google Classroom, Google Meet, slide projector and gamification, as a mediator of the teaching and learning process. Based on the data presented, it can be stated that the present dissertation reached the proposed objective.

Keywords: Education. Digital Technology. Teacher training.

PDF document Dissertação - Regina Albernaz - 01-08-23.pdf — Documento PDF, 4.51 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.