USO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA APLICADA À DISCIPLINA DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS EM ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO

por THIAGO MOREIRA BECK publicado 26/11/2021 13h23, última modificação 12/09/2023 12h50

Dra. Aline Couto da Costa

• Autor:

THIAGO MOREIRA BECK

A linguagem da representação gráfica apresenta-se como de suma importância no ensino profissional e tecnológico, não somente por ser a linguagem universal da indústria, mas também por contribuir com o desenvolvimento da capacidade de percepção espacial, que traz ganhos no rendimento escolar e na solução de problemas cotidianos e profissionais por um viés espacial, sendo relevante à formação omnilateral dos trabalhadores, voltados principalmente para as áreas com vocação industrial. Grande parte dos alunos do ensino técnico e profissionalizante tem a competência da percepção espacial pouco desenvolvida nos anos pregressos de sua formação. Nesse sentido, acredita-se que a Realidade Aumentada, definida como uma visualização de um ambiente ou objeto do mundo real que foi melhorado/aumentado adicionando informação virtual gerada por computador, combinando objetos reais e virtuais, pode contribuir para o processo educacional relacionado ao desenvolvimento da percepção espacial. O objetivo deste trabalho é desenvolver um aplicativo para celular em realidade aumentada que visa facilitar o entendimento dos alunos em relação à representação gráfica dos elementos tridimensionais do desenho, sendo uma ferramenta de mediação entre discentes e docente, que auxilie o processo pedagógico. A pesquisa é de caráter qualitativo aplicada, e propõe, implementa e avalia a utilização de um aplicativo para celular com a tecnologia de realidade aumentada, acompanhado de uma apostila aumentada, como produto educacional. Foi realizada no campus Macaé do IFFluminense, localizado no estado do Rio de Janeiro. A amostra foi delimitada com trinta alunos, de três cursos diferentes, sendo dois de ensino médio integrado e um de técnico subsequente. No processo avaliativo qualitativo, foram elaborados dois questionários estruturados, um voltado para o docente e outro para os discentes. Os resultados dos questionários foram tratados de forma a identificar as convergências e divergências entre as opiniões dos alunos e as impressões do professor. A conclusão foi estabelecida baseada nos apontamentos qualitativos, onde permitiu-se verificar que de fato a utilização da Realidade Aumentada contribuiu na compreensão da disciplina pelos alunos, além de observarmos maior interesse destes com a disciplina.
Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica. Representação gráfica. Percepção espacial. Realidade aumentada. Projeções ortogonais.

Technical drawing as a language is utmost important in vocational and technological teaching, not only for it is the universal industry language but, also for contributing for spatial perception development, which brings several gains in school performance and ordinary and professional problems through spatial thinking, being relevant to an omnilateral workers professional qualification, especially in the industrial segment. Most vocational and technological education students have poorly developed spatial perception in the early years of education, in this sense, we believe the augmented reality, defined as a reality visualization that has been augmented/enhanced by adding virtual information generated by computer processing, combining real and virtual objects. This may contribute to the educational process related to developing spatial perception abilities. The goal in this paper is to develop a mobile app, using augmented reality to facilitate students understanding the technical drawing elements related to representation of the tridimensional objects, as a tool to mediate between students and professors aiding the pedagogical processes. This applied qualitative research, which intend to implement and measure the augmented reality app use as an educational product. It took place in Instituto Federal Fluminense campus Macaé, located in Rio de Janeiro. The sample were composed by thirty students in three different courses. On the evaluation process, were user two structured surveys: one for the teacher and the other for students, and its results were treated to identify the convergency and divergency in their opinions and impressions. The conclusion was stablished based on those qualitative appointments, in which we could verify that the use of an augmented reality app indeed contributed to better understanding the contents of the discipline by the alumni, besides that we also could observe a higher interest level in the discipline by those students.
Keywords: Vocational and technological education. Technical drawing. Spatial perception. Augmented reality. Orthographic projections.

PDF document Dissertação_ThiagoBeck_ProfEPT.pdf — Documento PDF, 2.29 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.