Aplicação de tecnologias na Educação foi discutida entre pesquisadores

por Campus Macaé publicado 23/09/2022 16h23, última modificação 12/09/2023 12h51
Evento online promoveu a discussão sobre estratégias tecnológicas no ensino.
josemoran.png

O professor José Moran durante sua apresentação.

O Instituto Federal Fluminense realizou, nos dias 21 e 22 de setembro, o evento online “Metodologias e Tecnologias na Educação” que contou com palestra do professor aposentado da USP José Moran e com apresentação de relatos de experiência com o tema “Experiências com aplicação de Metodologias e Tecnologias na Educação” da qual participaram egressas do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica e do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias.
 O professor Moran falou sobre “Tecnologias para uma aprendizagem mais profunda”, mostrando ferramentas e experiências de ensino que se desenvolveram nos últimos anos. Ele destacou a importância da mudança da mentalidade docente para a aplicação de metodologias ativas e também do papel do gestor na transformação da escola. “Uma escola que iria fechar, agora tem muito mais procura de pessoas que as vagas existentes”, exemplificou o professor com o caso de uma escola na periferia de São Paulo.
 Já na mesa com as egressas Gisele Nogueira, Fernanda Luz e Soraya Castro, foram apresentados as pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos nos mestrados do Instituto Federal Fluminense que utilizaram as tecnologias como ferramenta de troca sobre o conteúdo em pauta. Sendo servidora técnico-administrativa do IFF Macaé, Gisele relatou que a parceria com o quadro docente foi necessária para aplicação de seu produto educacional. Com seu produto aplicado durante a pandemia, as alternativas oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação promoveram o engajamento e construção colaborativa do conhecimento. “As metodologias ativas são excelentes ferramentas, mas  não fazem o trabalho sozinhas. O foco está no protagonismo do aluno e é preciso motivá-los para que o aprendizado aconteça”, destacou. A educação jurídica, tema do trabalho, virou um projeto institucional apoiado pelo Programa Jovens Talentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e pode ser acompanhado pelo Instagram.
Todos os trabalhos apresentados estão disponíveis nas páginas dos respectivos mestrados no Portal do IFF.