Aula Magna

Turma do ProfEPT é recepcionada com reflexões sobre a educação

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 30/03/2023 18h02, última modificação 06/02/2024 15h49
Aula magna de 2023 aconteceu no auditório do Campus Macaé.
Aula inaugural ProfEPT

Luiz Augusto Caldas, professor do IFF. - Foto: Foto: Leonardo Saleh

A aula inaugural da turma 2023 do Mestrado Profissional em Ensino Profissional e Tecnológico (ProfEPT) do Instituto Federal Fluminense trouxe como convidado o professor Luiz Augusto Caldas, que falou sobre a Educação Profissional e Tecnológica e as demandas para o mundo do trabalho. O professor relatou aos estudantes o contexto do surgimento das Escolas de Aprendizes e Artífices e as decisões tomadas ao longo do tempo que as transformaram na Rede de Educação Profissional e Tecnológica da qual o Instituto Federal Fluminense faz parte. Em seguida, respondeu as perguntas dos estudantes, que abarcaram desde a implantação da Escola Técnica de Campos até reflexões sobre o Novo Ensino Médio.
  O professor disse que é necessário aprofundamento de estudos para vislumbrar o futuro do Ensino Médio. "O único consenso é a incerteza", afirmou ele, incentivando os recém-ingressos no mestrado a fomentarem a discussão em seus trabalhos acadêmicos. De acordo com ele, o ProfEPT é uma oportunidade de discutir a Educação Profissional e Tecnológica a partir de dentro.
  O evento foi finalizado com os agradecimentos do coordenador do mestrado, Leonardo Salvalaio ao professor, estudantes e demais presentes. A turma 2023 seguirá com aulas presenciais no Campus Macaé do IFF, às quartas e quintas-feiras, segundo o calendário acadêmico do Programa.