MESTRADO EM SISTEMAS APLICADOS A ENGENHARIA E A GESTÃO

MODELO AUXILIAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

por Thiago Barbosa Mariano publicado 14/03/2022 13h44, última modificação 12/09/2023 12h49

Alline Sardinha Cordeiro Morais (Orientadora)

As organizações estão continuamente expostas a eventos adversos que podem gerar interrupções não planejadas em suas atividades e impactar diretamente seus negócios, como ficou evidenciado pela pandemia da Covid-19. A Gestão de Continuidade assume papel fundamental para aumentar a resiliência e preparar as organizações para responderem aos momentos de crise. As Instituições de Ensino também se inserem neste contexto. O objetivo deste trabalho é propor um modelo, utilizando metodologias e ferramentas de gestão para análise e melhoria, que possa auxiliar essas instituições a implantar um Plano de Continuidade de Negócios (PCN) que servirá como apoio à Gestão de Crises. Da interação entre a revisão bibliográfica e aplicação prática, chega-se ao modelo proposto, apresentando sua estrutura geral e procedimento para implantação. O estudo bibliométrico em conjunto com a revisão sistemática foi aplicado para identificar insumos e fatores-chave para a construção do modelo. Em seguida, foram definidas as melhores ferramentas para atender aos objetivos dos elementos essenciais de composição do PCN, com base em uma análise da literatura. Para validar o modelo, este foi aplicado e testado em um setor de Registro Acadêmico do Instituto Federal Fluminense. Foram identificados 8 elementos-chave, organizados em 4 etapas com as ferramentas e metodologias mais adequadas para cada. O modelo se mostrou viável e de grande relevância para as Instituições, possibilitando melhorarem seu nível de maturidade em relação à Gestão de Continuidade e estarem mais preparadas para situações de crise. Apesar do foco em Instituições Educacionais, o modelo apresenta uma proposta que possibilita sua aplicação em organizações de diversos setores. Palavras-chave: Gestão de Continuidade; Conhecimento Organizacional; Gestão de Crise; Resiliência Organizacional; Gestão de Riscos.

The organizations are always susceptible to the occurrence of adverse events that may cause unplanned interruptions in their activities and directly affect their business, how was evidenced by the Covid-19 pandemic. The Continuity Management embodies take a fundamental role in increasing the organization resilience and enable them to be prepared to answer the moments of crisis. The Teaching Institutions are also inserted in this context. The goal of this work is to propose a model, using methodologies and management tools for analysis and improvement, that may help these institutions to deploy a Business Continuity Plan (BCP) which will serve as a support to Crisis Management. From the interaction between the literature review and practical application, we arrive at the proposed model, presenting its general structure and procedure for implementation. The bibliometric study together with the systematic review was applied to identify inputs and key factors for the construction of the model. Subsequently, the best tools to meet the essential composition elements goal's of the BCP were defined, based on literature analysis. To validate it, the model was applied and tested by a Study of Case at a Fluminense Federal Institute's sector of Academic Registry. 8 Key Elements we're identified, organized in 4 steps with the most adequate tools and methods for each one. The model has shown itself viable and of great relevance for the institutions, allowing them to improve their maturity level regarding their relation with the Continuity Management and to be more prepared in moments of crisis. Besides the focus on Educational Institutions, the model shows a proposal that enables their application in organizations of several sectors. Keywords: Continuity Management; Organizational Knowledge; Crisis Management; Organizational Resilience; Risk Management.

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