MESTRADO EM SISTEMAS APLICADOS A ENGENHARIA E A GESTÃO

Aplicação de Método Multicritério e Séries Temporais Utilizando Dados do Saneamento Básico em Campos dos Goytacazes

por Tobias Ribeiro Barreto publicado 08/03/2023 14h24, última modificação 12/09/2023 12h49

Orientador: Milton Erthal Junior

A necessidade de investimentos e aplicação de novas tecnologias no setor de saneamento no Brasil é essencial, pois está vinculada à melhoria da qualidade de vida da sociedade. Os projetos de saneamento exigem altos investimentos e, para garantir a prestação dos serviços, é necessário um sistema complexo de infraestrutura capaz de auxiliar na tomada de decisão. Os elevados custos envolvidos e a limitação de recursos financeiros fazem com que seja preciso estabelecer prioridades para execução e operação desse tipo de projeto. Nesse contexto, faz-se necessário a aplicação de novas ferramentas para suprimir as grandes demandas impostas a esse setor a fim de atender às metas impostas pelo Novo Marco Legal e metas contratuais entre o poder público e setor privado. Este trabalho permeia três grandes áreas importantes dentro de empresas de saneamento básico: Engenharia, Comercial e Operação. Para o tema referente ao setor de Engenharia realizou-se uma proposta de aplicação de análises multicritério. Já para o tema Comercial realizou-se uma análise englobando testes paramétricos para estudo de mudanças no consumo de água no período afetado pela pandemia COVID-19 e, para Operação, aplicou-se um estudo de caso utilizando séries temporais para prever demanda de água tratada no curto, médio e longo prazo. Deste modo, foram realizados três artigos com objetivos diferentes, porém alinhados ao tema, explorando o uso de dados e informações para auxílio à tomada de decisão. Espera-se que o trabalho motive a aproximação entre o mercado e os Institutos de Ciência e Tecnologia, para que o ambiente de tecnologia e inovação seja fomentado, beneficiando a sociedade como um todo.

The need for investments and application of new technologies in the sanitation sector in Brazil is essential, as it is linked to improving society's quality of life. Sanitation projects require high investments and, in order to guarantee the services, a complex infrastructure system capable of assisting decision-making is necessary. The high costs involved and the limited financial resources make it necessary to establish priorities for the execution and operation of this type of project. In this context, it is necessary to apply new tools to suppress the great demands imposed on this sector in order to meet goals imposed by the New Legal Framework and contractual goals between the public power and the private sector. This work permeates three major important areas within basic sanitation companies: Engineering, Commercial and Operation. For the topic related to the Engineering sector, a proposal was made to apply multicriteria analysis. For the Commercial topic, an analysis was carried out encompassing parametric tests to study changes in water consumption in the period affected by the COVID-19 pandemic and, for Operation, a case study was applied using time series to predict demand for treated water. in the short, medium and long term. In this way, three articles were carried out with different views and aspects, but aligned with the theme, exploring the use of data and information to aid decision making. It is expected that the work motivates the approximation between the business and the Institutes of Science and Technology, so that the environment of technology and innovation is fostered, benefiting society.

PDF document Tobias Ribeiro Barreto.pdf — Documento PDF, 1.71 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.