MESTRADO EM SISTEMAS APLICADOS A ENGENHARIA E A GESTÃO

MÉTODO PARA EXTRAÇÃO E ANÁLISE DE INDICADORES DE DESEMPENHO: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DA GESTÃO DE PROCESSOS

por Ana Carolina Pereira Monteiro Manhães publicado 08/03/2023 15h29, última modificação 12/09/2023 12h49

Orientadora: Aline Pires Vieira de Vasconcelos

Coorientadora: Simone Vasconcelos Silva

Para garantir a sobrevivência e o crescimento no mercado, as organizações necessitam de meios eficazes para alinhar os objetivos organizacionais, contemplando assim o planejamento estratégico da organização. No entanto, não consideram o gerenciamento de processos como um fator de impacto para o alcance destes objetivos. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um método de extração de indicadores de desempenho organizacional e indicadores de desempenho de processos (KPIs) baseando-se nos conceitos da abordagem Goal Question Metric (GQM). O método foi desenvolvido observando os princípios do GQ(I)M e do GQM-Strategies, após uma análise profunda realizada por meio de revisão sistemática da literatura sobre as inovações originadas do GQM. Buscando apoiar a execução do método, foi desenvolvido um módulo de extração e análise de indicadores integrado a uma ferramenta de leitura de modelos de processos de negócio existente na literatura. A fim de verificar a viabilidade da aplicação do método, um estudo empírico foi realizado em uma instituição pública de ensino, o qual apresentou resultados relevantes acerca do gerenciamento de processos da instituição.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Processos, Indicadores, GQM

To ensure survival and growth in the market, organizations need effective means to align organizational objectives, thus contemplating the organization's strategic planning. However, they do not consider process management as an impact factor for achieving these goals. In this context, this research aims to develop a method of extracting organizational performance indicators and process performance indicators (KPIs) based on the concepts of the Goal Question Metric (GQM) approach. The method was developed observing the principles of GQ(I)M and GQM-Strategies, after an in-depth analysis carried out through a systematic review of the literature on innovations originated from GQM. Seeking to support the method's execution, an indicator extraction module was developed, integrated with a tool for reading business process models existing in the literature. To verify the feasibility of applying the method, an empirical study was carried out in a public educational institution, in which it presented relevant results about the institution's process management.

Keywords: Strategic Planning, Process Management, Indicators, GQM

PDF document Ana Carolina Pereira Monteiro Manhães.pdf — Documento PDF, 3.92 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.