CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > “Casa do Lago” do IFF Bom Jesus será reaberta para receber iniciativas que beneficiarão a comunidade

Notícias

“Casa do Lago” do IFF Bom Jesus será reaberta para receber iniciativas que beneficiarão a comunidade

Extensão

Centro de Inovação, Integração e Difusão de Tecnologias do Vale do Itabapoana, cooperativa escola e Cafeteria Escola poderão funcionar no local.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/09/2021 12h35, última modificação 02/09/2021 13h47
Espaço possui localização estratégica, pois está na rota para as praias Sul-capixabas e do Norte Fluminense.

Espaço possui localização estratégica, pois está na rota para as praias Sul-capixabas e do Norte Fluminense.

Conhecido como ponto turístico bonjesuense e um dos locais preferidos para a prática esportiva ao ar livre em Bom Jesus do Itabapoana, o Lago José Neves atrai a atenção de quem chega ou se despede da cidade. Seja para uma caminhada, corrida, prática de slackline, piquenique, passeio com o pet ou apenas para aproveitar a vista enquanto joga conversa fora, o lugar recebe inúmeras visitas diariamente e esse movimento de visitação poderá crescer até o fim do ano que vem. É que a famosa Casa do Lago, atualmente fechada, será reaberta para abrigar, pelo menos, três iniciativas do IFFluminense: o Centro de Inovação, Integração e Difusão de Tecnologias do Vale do Itabapoana; a cooperativa escola; e a Cafeteria Escola.

A Casa do Lago foi construída em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Jesus no final da década de 90 e, inicialmente, funcionou como um Centro de Informações Turísticas. Sendo suspensas tais atividades, o local recebeu equipamentos para o funcionamento de uma academia de musculação, que era utilizada por alunos e servidores do IFF Bom Jesus. Por fim, funcionou como um espaço destinado ao Centro de Memória do campus, onde foram expostos objetos, fotografias e documentos do projeto.

Comissão Casa do Lago.png
As novas propostas para a Casa do Lago foram definidas a partir de um estudo de viabilidade realizado por comissão instituída pelo IFF Bom Jesus pra este fim (foto ao lado). A ação já estava prevista no Plano de Ação Anual para 2021 e a avaliação foi feita com base na análise de documentos e do local, ideias apresentadas pelos membros da comissão, obtidas também após avaliação de diálogos com a prefeitura municipal e suas secretarias. Confira as propostas:

Centro de Inovação, Integração e Difusão de Tecnologias do Vale do Itabapoana (IFF Tech)

Será um espaço para apoiar a promoção de serviços e projetos de base tecnológica e de economia solidária. A ideia é oferecer aos servidores, alunos e comunidades dos municípios da região um ambiente adequado de visibilidade das atividades desenvolvidas pelo IFF Bom Jesus por meio de ensino, pesquisa, extensão ou inovação. Segundo o relatório da comissão, objetiva-se a melhoria no atendimento das demandas apontadas pela comunidade externa, estabelecendo ferramentas e mecanismos para o encontro de potenciais parceiros institucionais que atuam no sentido de levar conhecimento e, consequentemente, promover o desenvolvimento sustentável da região.

Nesse sentido, uma das ações possíveis para o local é o atendimento de cerca de 450 produtores de leite cooperados, cujas demandas já foram inicialmente identificadas no evento “Café com Prosa”, do qual participaram também representantes da Emater, Incaper, Sebrae e Cooperativa Agrária do Vale do Itabapoana (Cavil), que também participarão do trabalho conjunto. O espaço possibilitará também a oferta de eventos, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e serviços da Cooperativa Escola e da AlQualis, empresa júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFF Bom Jesus.

Outra iniciativa interessante prevista para o IFF Tech é a disponibilização de um espaço de coworking, onde representantes de instituições parceiras, coordenadores de projetos tecnológicos e de Economia Solidária, cooperativa escola, empresa júnior e “freelancers” compartilhariam o mesmo ambiente de trabalho e ideias, possibilitando a troca de experiências com outros profissionais de áreas de atuação e de instituições diferentes. "Inclusive, com professores levando os problemas reais da comunidade para as salas de aula", acrescenta o presidente da comissão e diretor substituto de Pesquisa, Inovação, Internacionalização e Extensão do IFF Bom Jesus, Hilton Lopes Galvão.

Cafeteria/Empório IFF e Cooperativa Escola

O IFF Bom Jesus já conta com um posto de vendas localizado no interior do campus, onde são comercializados produtos oriundos dos laboratórios de agroindústria e excedentes dos laboratórios de produção vinculados à agropecuária. Com o objetivo de dar mais visibilidade e ampliar o acesso do público externo a essas produções, parte do espaço da Casa do Lago será dedicado à criação de uma Empório, gerido pela Cooperativa Escola, onde serão comercializados os produtos obtidos em estágios e aulas práticas dos alunos dos Cursos Técnicos em Alimentos, Agropecuária e do Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. O presidente da comissão explica também que a Cooperativa Escola poderá atuar na prestação de outros serviços da conveniência do ensino e do interesse dos associados, possibilitando o protagonismo dos estudantes com a prática profissional em todos os elos da cadeia produtiva.

A ideia da cafeteria acompanha a proposta de comercializar os produtos desenvolvidos no IFF e por seus parceiros, por meio da cooperativa. Segundo a comissão, o local poderá ser transformado em um ambiente de encontro para um bate-papo informal e incentivar o consumo de cafés de qualidade, já que o IFF Bom Jesus conta também com um Laboratório de Qualidade do Café, equipado pela AlQualis com recursos obtidos por editais de seleção da Faperj. “Vale ainda ressaltar que a Cafeteria Escola seria mais do que um simples espaço de vendas, pois sua finalidade está em promover a cultura do consumo de cafés especiais da região e proporcionar um momento de lazer para os potenciais clientes. Temos projetos de Arte e Cultura, como o Sarau do IFF e o Quartas Musicais, que poderão promover apresentações em eventos programados”, destaca Hilton.

Cofee cupping realizado pelo Prof. Daniel Coelho

  AlQualis Jr. já realiza ações de apoio ao desenvolvimento da produção
de cafés especiais na região sul capixaba e noroeste fluminense

Diálogo

O relatório disponibilizado pela comissão responsável pela análise da viabilidade de utilização da Casa do Lago foi construído também a partir do diálogo com instituições e membros da comunidade externa. Foram realizados encontros com o prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sérgio Cyrillo, com a participação do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo; e com representantes das secretarias municipais Agricultura e Meio Ambiente; Turismo e Cultura; e Assistência Social e Habitação do município. Houve, ainda, a participação do presidente da comissão, Hilton Lopes Galvão, em oficina do projeto turístico Caminhos do Açúcar, realizada pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF).

Confira o relatório completo AQUI.