CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Pesquisa > Mate_Mágica_Mente: Desenvolvendo oficinas de jogos e desafios em matemática

Mate_Mágica_Mente: Desenvolvendo oficinas de jogos e desafios em matemática

por - publicado 13/09/2017 14h36, última modificação 13/09/2017 14h36
PROFESSORA: Viviane Gomes Lagdem Tatagiba

RESUMO: O projeto Mate_Mágica_Mente pretende apresentar fundamentação teórica para o uso de jogos no ensino de matemática bem como levantar bibliograficamente um acervo de desafios (algébricos ou geométricos), jogos, propostas lúdicas e enigmas para serem testados e submetidos à análise crítica/científica pelo estudante bolsista. Jogos de tabuleiros, enigmas, desafios espaciais, lógicos e algébricos serão desenvolvidos e oferecidos a alunos através de oficinas para serem resolvidos por jovens estudantes de ensino médio durante eventos internos e/ou externos. Buscaremos envolver os participantes nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados e construídos, além de apresentar um pouco da história da matemática e dos jogos trabalhados. Um jogo pode fixar conceitos, motivar os alunos, propiciar a solidariedade entre colegas, desenvolver o senso crítico e criativo, estimular o raciocínio, permitir a descoberta de novos conceitos, etc. Pretendemos mostrar que é possível aprender Matemática de forma lúdica, recreativa e divertida apresentando uma proposta que contribua para o aumento da criatividade, criticidade e inventividade no ensino de matemática.

registrado em: