Abordagem Investigativa com Ênfase na História da Ciência para a Aprendizagem de Estrutura da Matéria | Autora: Manueli Aparecida Agapito Mothé Faria

por Karina Cecilia Manhães Pereira dos Santos publicado 22/11/2024 19h28, última modificação 22/11/2024 19h28

Prof. Dr. Pierre Schwartz Augé

A presente investigação elabora, aplica e analisa um produto educacional, focando em que medida tal proposta didática interdisciplinar, com ênfase na História da Ciência, em nível médio, permite a aprendizagem significativa de conceitos inerentes à estrutura da matéria, num viés investigativo. Nesta perspectiva, os objetivos específicos traçados são: i) verificar o conhecimento prévio bem como as concepções alternativas do aprendiz acerca das partículas subatômicas e da Natureza da Ciência; ii) propor um material didático potencialmente investigativo que facilite o processo de aprendizagem de temas relacionados à estrutura da matéria; iii) aplicar o material em sala de aula e investigá-lo à luz do objeto de pesquisa proposto; iv) motivar os alunos na busca por um entendimento mais profundo sobre a Natureza da Ciência de forma a ampliar sua visão de mundo e gerar criticidade; v) aumentar a percepção sobre a importância da História da Ciência como forma de facilitar a aprendizagem de conceitos inerentes à estrutura da matéria. Quanto à fundamentação teórica, lança mão da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel e da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Também são usadas as contribuições teóricas da abordagem de ensino conhecida como Ensino Investigativo, o uso da interdisciplinaridade e da História da Ciência e conceitos sobre a estrutura da matéria. Quanto à metodologia de pesquisa, a investigação se configura como uma pesquisa qualitativa, em específico, realiza um estudo de caso de observação, na interface entre o descritivo e o interpretativo. As categorias de análise dos dados foram: concepções alternativas, enfoque investigativo, diferenciação progressiva, reconciliação integradora, diversidade de situações, construção do conhecimento, engajamento atitudinal. Há indícios de que o material proposto instigou os alunos na busca para a aprendizagem significativa e gerou um início de mudança atitudinal.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino Investigativo. História da Ciência. Estrutura da Matéria

The present research intends to elaborate, apply and analyze an educational product, with an investigative and interdisciplinary character, for application in high school, with emphasis on the history of science, enabling a significant learning of concepts inherent to the structure of matter. In this perspective, the specific objectives will be: i) verify the student's previous knowledge regarding to the structure of matter; ii) propose didactic material that facilitates the learning process of related topics; iii) apply the material in the classroom and investigate considering the proposed research object; iv) motivate students to learn about the origin of science, generate in students the desire to be responsible for their learning and act in order to improve the social environment in which they live. As for the theoretical basis, learning theories will be used, specifically Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TAS) and Vergnaud's Theory of Conceptual Fields. It will also be used as theoretical contributions of the investigative teaching approach, the use of interdisciplinarity, the History of Science and concepts about the structure of matter. As for the research methodology, the investigation is configured as a qualitative research, specifically, carrying out a case study of observation, at the interface between the descriptive and the interpretive. The data analysis categories were: alternative conceptions, investigative approach, progressive differentiation, integrative reconciliation, diversity of situations, construction of knowledge, and attitudinal engagement. There are indications that the proposed material encouraged students to seek meaningful learning and generated the beginning of an attitudinal change.

Keywords: Physics education, Investigative Teaching, History of Science. Structure of Matter

PDF document DISSERTACAO_MANUELI_MNPEF.pdf — Documento PDF, 5.55 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.