Aprendizagem de Ciências numa Perspectiva de Educação em Direitos Humanos: Astroquímica e Arte em Prol da Valorização do Adolescente | Autora: Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz

por Simone Vasconcelos publicado 19/03/2020 17h03, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof. Dr. Wander Gomes Ney

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565208

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera a criança e o adolescente como um ser em desenvolvimento que deve ser respeitado. Contudo, observamos que tal afirmação não corresponde à vivência de muitos adolescentes no Brasil: a violência sexual infanto-juvenil, por exemplo, tem índices alarmantes no país. A escola, como espaço de transformações sociais, não deve assumir um papel de neutralidade diante das violações de direitos! Com essa mentalidade, o objetivo principal desta pesquisa é investigar a potencialidade de uma sequência didática que, correlacionando ciência e arte, busca promover a Aprendizagem de Ciências numa perspectiva de Educação em Direitos Humanos (EDH). Os fundamentos teóricos sustentam-se na EDH, bem como na interação social sob a visão construtivista de Vygotsky e suas atribuições na psicologia da arte. Nesse sentido, foi elaborado um produto educacional com oito etapas investigativas, tendo como suporte material um livro paradidático, de autoria própria, intitulado Estrelas também falam. Numa linguagem poética, a história fictícia discorrida no livro articula conceitos da formação química do universo e sua relação com o ser humano. A sequência didática foi aplicada numa turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada, localizada no município de Campos dos Goytacazes-RJ. Quanto à metodologia de pesquisa, a investigação possui viés qualitativo, do tipo estudo de caso, e os instrumentos de coleta de dados foram: desenhos; questionários; observação participativa; e atividades de interpretação de texto. A partir da análise dos resultados, constatamos que o produto educacional mostrou-se exitoso, visto que houve indícios de aprendizagem de conteúdos da astroquímica numa perspectiva de EDH.
Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Aprendizagem de Ciências. Ciência e arte. Astroquímica. Estrelas.

The Child and Adolescent Statute (ECA) considers children and adolescents as a developing being that must be respected. However, we have noted that this statement does not correspond to the experience of many adolescents in Brazil: child-youth sexual violence, for example, has alarming rates in the country. The school, as a space for social change, should not assume a neutral role in the face of rights violations! With this mindset, the main objective of this research is to investigate the potentiality of a didactic sequence that, correlating science and art, seeks to promote science learning from a perspective of Human Rights Education (EDH). The theoretical foundations are based on EDH, as well as on social interaction under the constructivist vision of Vygotsky and his attributions in the art psychology. In this sense, an educational product with eight investigative stages was elaborated, having as material support a paradidatic book, by its own author, entitled Stars talk too. In a poetic language, the fictional story discussed in the book articulates concepts of the chemical formation of the universe and its relation to the human being. The didactic sequence was applied to a 9th grade elementary school at a private school, located in Campos dos Goytacazes-RJ. As for the research methodology, the investigation has a qualitative bias, such as a case study and the data collection instruments were: drawings; questionnaires; participatory observation and text interpretation activities. Per the results analysis, we found that the educational product proved to be successful, as there was evidence of learning astrochemistry content from an EDH perspective.
Keywords: Human Rights Education. Science learning. Science and art. Astrochemistry. Stars.

PDF document Dissertação RAYANA CRUZ - MNPEF - IFF campus Campos-Centro.pdf — Documento PDF, 3.42 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.