Ludicidade para uma Aprendizagem Significativa Crítica de Tópicos do Magnetismo | Autora: Flávia Rodrigues da Silva

por Simone Vasconcelos publicado 20/01/2020 09h47, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof.ª Dr.ª Renata Lacerda Caldas

Link Educapes:
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565084

O presente trabalho é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso e teve como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática (SD) sobre tópicos do magnetismo com enfoque no lúdico, para aprendizagem crítica de conceitos em nível médio. O conteúdo sobre magnetismo foi escolhido por tratar-se de um assunto com considerável nível de abstração e formalismo matemático, o qual foi abordado em dez momentos, de forma progressiva e crítica de conhecimento. Por meio de gincana intitulada “Física Malúdica”, atividades com experimentos físicos de baixo custo, mapas conceituais, aulas expositivas dialogadas, discussão de aplicação, lista de exercícios e jogos didáticos foram realizados, a fim de possibilitar aos alunos uma prática social competitiva e interativa. O fundamento teórico tanto para a elaboração da SD, quanto para a análise dos dados foi a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), com suporte da Teoria Educacional de Novak (TEN). A SD foi aplicada em turma do 3º ano do ensino médio, de escola estadual no município de Campos dos Goytacazes/RJ. A partir da análise dos resultados, pode-se concluir que a SD foi eficaz no sentido de despertar nos alunos o desejo de aprender a temática proposta de forma participativa e crítica. Alunos outrora desmotivados para aprendizagem da física se mostraram dispostos a “vencer” os desafios propostos por cada prova da gincana, apresentando indícios de uma maior facilidade na interpretação das leis físicas presentes nos processos tecnológicos no contexto do magnetismo. Também foi perceptível a postura mais crítica e científica dos alunos envolvidos, além do despertamento de práticas da boa convivência em sociedade.
Palavras-chave: Ludicidade. Sequência Didática. Magnetismo. TASC.

The present work is a qualitative case study and aimed to analyze the potential of a didactic sequence (DS) on topics of magnetism with a focus on playfulness, for critical learning of concepts at the High school level. The content about magnetism was chosen because it is a subject with considerable level of abstraction and mathematical formalism, which was approached in ten moments, in a progressive and critical way of knowledge. Through a scavenger hunt entitled “Física Malúdica”, activities with inexpensive physical experiments, concept maps, dialogued lectures, application discussion, list of exercises and didactic games were conducted in order to allow students a competitive and interactive social practice. The theoretical basis for both the elaboration of the DS and the data analysis was the Critical Meaningful Learning Theory (TASC), supported by the Novak Educational Theory (TEN). The application of DS was applied to a thurd year high school class from a state school in the Campos dos Goytacazes / RJ mini-district. From the analysis of the results, it can be concluded that DS was effective in arousing in students the desire to learn the proposed theme in a participatory and critical way. Students once unmotivated to learn physics were willing to “overcome” the challenges posed by each contest of the scavenger hunt, showing evidence of greater ease in interpreting the physical laws present in technological processes in the context of magnetism. It was also noticeable the most critical and scientific posture of the students involved, as well as the awakening of good coexistence practices in society.
Keywords: Ludicity. Following teaching. Magnetism. TASC

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