A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO

por Cleidiane Basílio de Almeida Gomes publicado 13/02/2020 12h38, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientador: Dr. Breno Fabrício Terra Azevedo

Coorientadora: Drạ. Suzana da Hora Macedo

O estudo de Empreendedorismo no Ensino Médio é, muitas vezes, deixado em segundo plano pelos alunos, uma vez que esse tema não é cobrado em vestibulares e em outros exames a nível nacional. Assim, torna-se necessário buscar meios para trabalhar esse assunto de forma mais atraente, objetivando cativar a atenção dos estudantes. Entende-se que o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em conjunto com uma metodologia ativa de ensino pode trazer contribuições importantes nesse sentido. Optou-se por utilizar a metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), pois a mesma considera os conhecimentos prévios dos alunos, e, ao mesmo tempo, leva o educando a refletir e problematizar quanto à importância do conteúdo estudado. A metodologia dos 3MP visa despertar no estudante o interesse em aprofundar seus conhecimentos e em demonstrar, de forma prática, como o objeto de estudo pode ser aplicado no mundo real. Nesse cenário, este trabalho apresenta a análise dos dados de uma pesquisa realizada com a turma do curso técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal Fluminense, campus Bom Jesus do Itabapoana. Portanto, o objetivo geral do trabalho consiste em analisar o uso das TDIC com a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos no ensino de Empreendedorismo em Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio, buscando evidências de que o uso das TDIC com auxílio da referida metodologia de ensino pode trazer contribuições para a motivação dos discentes. Para tanto, foi promovido, inicialmente, um estudo exploratório no IF Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, em que ocorreu: entrevista com os docentes de Empreendedorismo (ou disciplinas afins); aplicação de questionário inicial e pré-teste com os alunos. A seguir, realizou-se a aplicação da sequência didática em sala de aula utilizando a ferramenta de mineração de texto Wordclouds, o editor de apresentações Powtoon, o mural digital Padlet, o editor de texto Google Docs, o editor de infográfico online Canva e o software Kahoot. Nesta investigação, adotou-se uma abordagem qualitativa na análise dos dados obtidos por meio de observação direta, entrevistas e questionários. A análise dos dados permitiu chegar à conclusão que o ensino de Empreendedorismo com auxílio das TDIC e da metodologia dos 3MP foi satisfatório. A partir dos resultados obtidos neste trabalho, observou-se que a maior parte dos discentes se mostrou interessada em estudar Empreendedorismo com a utilização de TDIC. Tais alunos manifestaram-se positivamente durante as experimentações em sala de aula e também por meio do questionário aplicado, o que foi corroborado por meio da entrevista final com o docente.

The entrepreneurship study in high school is often left in the background by students since this theme is not charged in entrance exams and other national level exams. Therefore, it becomes necessary to seek means to work on this subject more attractively, aiming to captivate students' attention. It is understood that the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) together with an active teaching methodology can make important contributions in this regard. It was chosen to use the Three Pedagogical Moments (3MP) teaching methodology because it considers the students' previous knowledge and, at the same time, leads the student to reflect and discuss the importance of the studied content. The Three Pedagogical Moments methodology aims to induce in the student the interest to deepen their knowledge and demonstrate, in a practical way, how the object of study can be applied in the real world. In this scenario, this work presents an analysis of data from a survey held with the class of the environment technical course integrated into high school, at the Fluminense Federal Institute, Bom Jesus do Itabapoana campus. Therefore, the general objective of this work is to analyze the use of the TDIC with the Three Pedagogical Moments in teaching entrepreneurship in technical courses integrated into high school level seeking evidence that the use of the TDIC with the referred teaching methodology's aid can bring contributions to students' motivation. For this purpose was initially promoted an exploratory study at the Fluminense Federal Institute, Bom Jesus do Itabapoana campus, in which occurred: an interview with the Entrepreneurship's teachers (or similar courses); initial questionnaire application and a pretest with students. Then the application of the didactic sequence in the classroom was done using the Wordclouds text mining tool, the Powtoon presentation editor, the Padlet digital mural, the Google Docs text editor, the Canva online infographic editor, and the Kahoot software. In this investigation, it was used as qualitative approach in the analysis of the data obtained through direct observation, interviews, and questionnaires. The analysis of the data led to the conclusion that entrepreneurship teaching with the help of TDIC and the Three Pedagogical Moments was satisfactory. From the results obtained in this work, it was observed that most students were interested in studying Entrepreneurship with the use of Digital Information and Communication Technologies. Such students positively manifested themselves during classroom experiments and also through the questionnaire applied, which was corroborated through the final interview with the teacher.

PDF document DISSERTAÇÃO CLEIDIANE GOMES C FOLHA DE ASS..pdf — Documento PDF, 2.93 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.