FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO BLOCO ALFABETIZADOR

por VALÉRIA NASCIMENTO MOREIRA publicado 19/03/2021 18h55, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Dra. Ingrid Ribeiro da Gama Rangel

O Bloco Alfabetizador, possível a partir da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, tem como principal objetivo desenvolver o processo de alfabetização e letramento. Os conceitos, embora complementares, não são sinônimos. Enquanto a alfabetização está mais relacionada à escrita alfabética, o letramento visa proporcionar ao indivíduo uso de tal habilidade a partir de diferentes textos e contextos. Em uma sociedade cada vez mais informatizada, compreende-se que é fundamental que as práticas de ensino contem com recursos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O uso pedagógico de TDIC no processo de alfabetização e letramento demanda constante atualização docente. A formação continuada, neste contexto, é fundamental. Por esta razão, objetivo geral da pesquisa é investigar as contribuições de um curso, a partir das percepções dos professores do Bloco Alfabetizador do Ensino Fundamental, quanto ao uso pedagógico das TDIC no processo de alfabetização e letramento. A metodologia utilizada é uma pesquisa qualitativa, quanto à abordagem. Quanto à natureza da pesquisa, é do tipo aplicada. Para tanto, esta investigação foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu na pesquisa bibliográfica. Quanto aos procedimentos e segunda etapa, foi realizada uma intervenção pedagógica. Esta se deu por meio de um curso de formação continuada de curta duração com o objetivo de contribuir para o trabalho dos professores que atuam e que estão aptos a atuar no bloco alfabetizador do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública do município de Campos dos Goytacazes, quanto ao uso pedagógico das TDIC no processo de alfabetização e letramento. O curso foi mediado por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o Schoology. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: as interações e discussões realizadas nos fóruns durante o curso; as atividades propostas durante o curso de formação continuada oferecido e também três entrevistas com um roteiro de perguntas estruturadas. Os dados coletados foram analisados a partir do aporte teórico apresentado na revisão da literatura. Também foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) para a construção da análise e organização dos dados. Os resultados apontaram para a importância da formação continuada na profissão docente, considerando a necessidade de atualização para a adoção de novos recursos como as TDIC no processo de ensino e aprendizagem e tendo em vista as percepções das professoras participantes do curso. Como produto educacional, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, foi disponibilizado o curso no AVA Schoology, junto com um Caderno de Apoio ao Professor com orientações. Espera-se que os resultados desta pesquisa propiciem aos professores conhecimentos para o uso pedagógico das TDIC no processo de alfabetização e letramento dos alunos do Bloco Alfabetizador do Ensino Fundamental, contribuindo também com a proposição de novas práticas de leitura e de escrita.

The main goal of the Literacy Block, made possible because of the extension of elementary
education up to nine school years, is to develop the literacy and reading and writing teaching
process. The concepts, although complementary, are not synonyms. While literacy is more
related to alphabetic writing, reading and writing learning aims to teach the individual the
skills for different texts and contexts. In a growingly computerized society, it is fundamental
that the teaching practices include resources on Digital Information and Communication
Technologies (DICT). The pedagogical use of DICT in the literacy and reading and writing
teaching process demands constant development from teachers. Continuing education, in this
context, is essential. Thus, the research’s main goal is to analyze a course’s contributions, considering the insights of teachers of the Literacy Block of Elementary Education, when it
comes to the pedagogical use of the DICT in the literacy and reading and writing teaching
process. The methodology employs qualitative research for the approach, and its nature is of
applied research. Therefore, this investigation was split in two phases. The first one consisted
of the bibliographic research. For the procedures and the second phase, a pedagogical
intervention was performed. The latest occurred by means of a short-term continuing
education course, and the goal was to contribute to the work of those who either teach or are
qualified to teach for the Literacy Block of Elementary Education, in a public school in
Campos dos Goytacazes City, when it comes to the pedagogical use of the DICT in the
literacy and reading and writing teaching process. The course was mediated by a learning
management system (LMS), Schoology. The data collection tools included the interactions
and discussions in the forums during the course; the activities suggested in an offered
continuing education course, and three interviews with a script with structured questions. The
collected data was analyzed based on the theoretical contribution hereby presented on
literature review. The Discursive Textual Analysis (DTA) methodology was also applied for
the analysis and data organization. The results pointed to the importance of the continuing
education for teachers, considering the need for development when it comes to adopting new
resources such as DICT in the teaching and learning process and acknowledging the insights
of the teachers that took part in the course. As an educational product, developed for the
Professional Masters Program in Teaching and Teaching Technologies, the course was
provided in the Schoolgy LMS, along with a Support Teacher Guide with orientations. We
hope the results of this research provide teachers with the knowledge of DICT for pedagogical
use in the literacy and reading and writing learning process of students in the Literacy Block
of Elementary Education, contributing with the proposal of new reading and writing practices
as well.

PDF document DISSERTAÇÃO valeria.pdf — Documento PDF, 21.68 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.