LEITURA SIGNIFICATIVA NO TWITTER E NO WHATSAPP: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM AUXÍLIO DOS SMARTPHONES

por Thais Cerqueira Faria publicado 23/02/2021 13h08, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Dra. Analice de Oliveira Martins
Coorientador: Dr. André Fernando Uébe Mansur

Embora a leitura seja fator fundamental para a aprendizagem escolar e para o convívio social,
os índices relativos a esse processo, em determinados países, como o Brasil, ainda são baixos,
inclusive entre os jovens estudantes. Em contrapartida, a sociedade vive conectada em redes
que, com o advento da internet, passaram também a ser digitais. No âmbito escolar, observa-
se, no comportamento dos alunos, o uso constante de redes sociais digitais por meio dos
aparelhos smartphones, o que pode ter despertado o interesse de muitos pesquisadores
dispostos a incrementar e potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, é
importante destacar que os documentos oficiais, a LDB (1996), os PCN (1998) e a BNCC
(2017), mencionam a importância de formar cidadãos críticos, reflexivos e engajados e,
também, a função primordial que a leitura exerce nessa formação. Em relação às tecnologias
digitais, a BNCC contempla o uso dessas tecnologias e também coloca em evidência diversos
gêneros textuais, incluindo os digitais. Para tanto, a presente pesquisa desenvolveu uma
estratégia de leitura para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola
municipal da cidade de Laje do Muriaé – RJ, por meio da rede social Twitter e do aplicativo
WhatsApp. Esta pesquisa, portanto, teve como objetivo geral analisar a leitura significativa a
partir da criação e da implementação de uma sequência didática (SD) a ser disponibilizada por
meio de um Caderno Pedagógico, em que o professor possa trabalhar a leitura, de maneira que
contribua para que o aluno se torne um “sujeito-leitor”, a partir do gênero textual microconto,
utilizando o Twitter e o WhatsApp. A pesquisa constou de uma fase exploratória por meio de
um questionário com intuito de fazer um levantamento dos recursos tecnológicos disponíveis
para a elaboração e a implementação da SD. Em outra etapa, houve a elaboração e a
implementação do produto educacional (sequencia didática) por meio de uma intervenção
pedagógica para os alunos do 9° ano dos anos finais do Ensino Fundamental. Depois, houve a
confecção de um Caderno Pedagógico que disponibiliza a SD para os profissionais
interessados em trabalhar com esse tipo de estratégia de leitura. Por último, a análise dos
resultados a partir de um questionário final e de uma atividade avaliativa aplicados após a
implementação da SD. Também foi analisada a participação dos alunos no Twitter e no
WhatsApp.

Although reading is essential for school learning and social interaction, indices related to this
process, in certain countries, such as Brazil, are still low, including among students. In
contrast, society lives connected in networks that, with the advent of the internet, have also
become digital. In the school environment, it is observed, in the behavior of students, the
constant use of social networks through smartphones, which may have aroused the interest of
many researchers in using them in the teaching and learning processes. In this regard, it is
important to highlight that the official documents, LDB (1996), PCN (1998) and BNCC
(2017), mention the importance of forming critical, reflective and engaged citizens and, also,
the primary function that reading exerts in this formation. Regarding Digital Technologies,
the BNCC contemplates its use, in addition to working with different genres. In this regard,
this research developed a reading strategy for students in the final years of elementary school
at a municipal school in Laje do Muriaé - RJ, through the digital social network Twitter and
the application WhatsApp. This research, therefore, had the general objective of analyzing
meaningful reading from the creation and implementation of a didactic sequence (DS), made
possible in the form of a pedagogical notebook,in which the teacher could work on reading, in
a way that would contribute for the student to become a “reading subject” from of the
microfiction genre, using the digital social network Twitter and the WhatsApp application.
The research was structured in an exploratory phase through a questionnaire in order to
survey the technological resources available for the preparation of the educational product. In
another stage, there was the elaboration and implementation of the educational product
through a pedagogical intervention in which a didactic sequence (DS) was applied to a 9th
grade class. Then, there was the preparation of a Pedagogical Notebook that provides the DS
professionals interested in working with this type of reading strategy.Finally, the analysis of
results based on a final questionnaire, an activity and the participation of students on Twitter
and WhatsApp. The results of the analyzes showed that the reading strategy was significant
for most participants, in addition to motivating them to read other, more extensive and
complex genres. It was also possible to verify that the participants were able to activate their
previous knowledge, discuss about certain themes and recognize characteristics and structures
of the microfictions. It may be concluded that the educational product fulfilled the research’s
objective, contributing to the reading training of these students.

PDF document DISSERTAÇÃO THAIS CERQUEIRA FARIA.pdf — Documento PDF, 2.64 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.