MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO CONTEXTO ESCOLAR POR MEIO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

por VÂNIA MÁRCIA SILVA DO CARMO BRITO publicado 15/05/2020 08h37, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientador: Dra Analice de Oliveira Martins
Coorientadora: Dra Angellyne Moço Rangel

Em consequência das mudanças, potencializadas pelo uso das Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação (TDIC), na forma de comunicação e interação na sociedade atual,
faz-se necessário que o ambiente escolar inclua novas ferramentas para lidar com tal
demanda. Nesse sentido, observa-se uma ampliação de debates relacionados a temas que
incentivam a construção de diálogos críticos e reflexivos com o intuito de restringir o
aumento de conflitos no ambiente escolar, para que os mesmos não venham a ser convertidos
em atos de violência. Para tal, a política de paz na escola precisa ser defendida, e a ferramenta
Mediação de Conflitos é um instrumento que pode ser usado para essa finalidade. Atendendo
a essa necessidade, foi desenvolvido, como produto educacional desta dissertação, um curso
de mediação de conflitos no ambiente escolar com apoio do Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA) Schoology, aplicado para os alunos do 3o ano do Curso Normal, do
Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo. Tal pesquisa teve como objetivo geral
analisar a implementação do curso de mediação de conflitos, por meio do AVA, as
contribuições e os desafios da mediação tecnológica para a comunicação e o diálogo entre os
sujeitos em prol do desenvolvimento de uma cultura de paz no ambiente escolar. Na fase
exploratória, foram realizadas visitas à instituição; levantamento de dados junto à
coordenadora pedagógica; à orientadora educacional e à professora da disciplina de Artes;
escolha do AVA Schoology; submissão e aprovação do projeto na Plataforma Brasil. Ainda na
fase exploratória, deu-se o levantamento analítico do material a ser usado como aporte teórico
para esta dissertação. Além da revisão bibliográfica, foi realizado o Estágio Curricular
Obrigatório, fundamental para o estabelecimento de diretrizes para a construção da pesquisa e
do produto educacional. Para a construção do Produto Educacional, foram produzidos dois
questionários pelo Google Forms, aplicados online pelo AVA Schoology: Questionário de
Sondagem - fundamental para averiguar os conflitos presentes no ambiente pesquisado - e o
Questionário de Verificação de Resultados – com intuito de avaliar se os resultados e
objetivos do Curso de Mediação de Conflitos foram alcançados. O curso construído no AVA
Schoology contém 5 unidades, todas autoexplicativas. A partir da realização do curso e da
análise dos resultados obtidos dos questionários, verificou-se que os objetivos foram atingidos
e que é possível construir um Curso de Mediação de Conflitos no AVA Schoology e ampliar o
diálogo entre os sujeitos da educação com o fim de propiciar diálogos que contribuam para a
construção de uma cultura de paz no ambiente escolar. O AVA Schoology tem variadas
ferramentas a serem exploradas, inclusive, a presente pesquisa sugere que é possível
desenvolver a prática da mediação de conflitos nas escolas por meio deste AVA. Espera-se
que esta pesquisa possa contribuir para uma Cultura de Paz nas escolas.

As a result of changes in today's society, enhanced by the use of Digital Information and
Communication Technologies (TDIC), changes that influenced the way people started to
communicate and interact. It is necessary that the school environment includes new tools to
deal with this demand. As a result of this context, there is an expansion of debates surrounded
by themes that encourage the construction of critical / reflective dialogues in order to meet the
increased demand for conflicts in the school environment, so that they will not be converted
in acts of violence. To this end, the school's peace policy needs to be defended and the
Conflict Mediation tool is the instrument that can be used for this demand. In response to this
need, a conflict mediation course was developed in the school environment with support from
the Virtual Learning Environment (AVA) Schoology, applied to students in the 3rd year of
the Normal Course, from the Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, a research
qualitative, whose general objective was to analyze the implementation of the conflict
mediation course, through the VLE, the contributions and challenges of technological
mediation for communication and dialogue between the subjects in favor of the development
of a culture of peace in the school environment . The research was divided into an exploratory
phase, which included, Schedule of visits to the institution; In the exploratory phase, visits
were made to the institution; data collection with the pedagogical coordinator; the educational
advisor and the teacher of the Arts discipline; Choice of AVA Schoology; Submission and
approval of the project on Plataforma Brasil; Experimentation of the educational product and
Data analysis. The exploratory phase occurred first in the process of surveying, reading,
analyzing and interpreting the bibliographic material that took place in 2018, in order to be
used as a theoretical contribution to this dissertation. In addition to this review, the Mandatory
Curricular Internship was carried out, which was fundamental for the establishment of
guidelines for the construction of research and the educational product. For the construction
of the Educational Product, two questionnaires were produced by Google Forms, applied
online by the AVA Schoology: Survey questionnaire - fundamental to ascertain the conflicts
present in the researched environment - and the Results Verification Questionnaire - in order
to assess whether the results and objectives of the Conflict Mediation Course have been
achieved. The course was built at AVA Schoology, containing 5 Units, all self-explanatory.
From the analysis of the results obtained from the questionnaires, it was learned that the
objectives were achieved and that the AVA Schoology and that it is possible to build a
Conflict Mediation course in the AVA Schoology and expand the dialogue between the
education subjects in order to provide dialogues that contribute to the construction of a culture
of peace in the school environment. The AVA Schoology has several tools to be explored,
including, this research suggests that it is possible to develop the practice of conflict
mediation in schools through this AVA. It is hoped that this research can contribute to a
Culture of Peace in Schools.

PDF document Dissertação_Vania.pdf — Documento PDF, 1.64 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.