(Re)Construindo Saberes: Uma Proposta De Portal Educacional Para Ingressantes No Ensino Superior

por Murilo Alvares Vieira publicado 27/11/2019 11h08, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientação: Annabell D. R. Tamariz.

Coorientação: Suzana da Hora Macedo.

As reformas estruturais no Sistema Federal de Ensino Superior por meio de mudanças políticas implantadas na última década visando à expansão, aumento do número de vagas e a democratização do acesso à universidade somadas à ineficiência da Educação Básica brasileira, promovem desafios para os estudantes e para as Instituições de Ensino Superior (IES). Cientes desse quadro, essas instituições precisam promover estratégias que oportunizem aos estudantes minimizarem dificuldades em áreas basilares como português e matemática. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos discentes ingressantes na graduação de Ciências Econômicas sobre um curso para (re)construção dos saberes matemáticos, oferecido por meio de um Portal Educacional. Alinhado a esse objetivo, foi construído um Portal Educacional na web, utilizando a metodologia DADI, como ponto de partida para os ingressantes no Ensino Superior. Para tanto, dispõe de informações relacionadas à Educação Superior, tais como notícias, sugestões de ferramentas e sites para apoio aos estudos, perguntas frequentes, dentre outras. Possibilita, também, a estruturação e oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância, onde, a princípio, está disponível o curso intitulado Saberes Matemáticos que aborda os seguintes tópicos: conjunto dos números, expressões numéricas, jogo dos sinais, potenciação, radiciação e logaritmos com intuito de revisá-los e favorecer a aprendizagem subsequente de outros conteúdos, tendo em vista o estudo do cálculo. A pesquisa teve caráter quali-quantitativa, considerando a realização do curso uma intervenção pedagógica e a coleta de dados, com centro na participação, no desempenho desses alunos, bem como na avaliação dos mesmos sobre o Portal Educacional e o curso. Para análise de dados da percepção, utilizou-se a metodologia de Análise de Conteúdo e métodos estatísticos para cálculo de média ponderada. De maneira geral, os alunos perceberam contribuições na revisão dos temas matemáticos para a formação de uma base que possa ser mais condizente com os pressupostos básicos, a fim de majorar a aprendizagem de novos conteúdos na Educação Superior. Apresentaram evolução nos resultados alcançados. E demonstraram-se satisfeitos, classificando de maneira positiva os atributos assumidos como importantes para motivar o uso de um portal. Pode-se, assim, concluir que este representa um espaço com potencial educativo, útil para os alunos e professores, capaz de transpor o espaço-tempo com uso das tecnologias digitais.

The structural reforms in the Federal System of Higher Education through the political changes implemented in the last decade aiming at the expansion, increase in the number of places and the democratization of access to the university added to the inefficiency of the Brazilian Basic Education, pose challenges for the students and for the Higher Education Institutions (HEIs). Aware of this framework, these institutions need to promote strategies that allow students to minimize difficulties in basic areas such as portuguese and mathematics. Thus, this work aims to analyze the students' perception of the graduation of Economic Sciences on a course for (re)construction of mathematical knowledge, offered through an Educational Portal. Aligned with this objective, an Educational Portal was built on the web, using the DADI methodology, as a starting point for those entering Higher Education. To do so, it has information related to Higher Education, such as news, suggestions of tools and sites to support the studies, frequently asked questions, among others. It also makes possible the structuring and offering of courses in the Distance Education modality, where, at the beginning, a course called mathematical knowledge is available, which deals with the following topics: set of numbers, numerical expressions, game of signs, potentiation, logarithms in order to revise them and favor the subsequent learning of other contents, in view of the calculation study. The research had a qualitative and quantitative character, considering the accomplishment of the course a pedagogical intervention and the data collection, focused in the participation, in the performance of these students, as well as in the evaluation of them on the Educational Portal and the course. For the analysis of perception data, we used the Content Analysis methodology and statistical methods for calculation of weighted average. In general, the students perceived contributions in the revision of the mathematical subjects to the formation of a base that can be more compatible with the basic assumptions, in order to increase the learning of new contents in Higher Education. They showed evolution in the results achieved. And they were satisfied, ranking in a positive way the attributes assumed as important to motivate the use of a portal. It can thus be concluded that this represents a space with educational potential, useful for students and teachers, able to transpose space-time with the use of digital technologies.

PDF document Dissertação MPET - Murilo Alvares-compactado.pdf — Documento PDF, 4.01 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.