TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: LINGUAGENS, SEMIOSES E MULTIMODALIDADE

por ELIZABETH FREITAS BARRETO DA SILVA PAES publicado 03/12/2020 09h07, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Dra. Gilmara Teixeira Barcelos

Coorientadora: Dra. Analice de Oliveira Martins 

O desenvolvimento das tecnologias digitais (TD) tem provocado mudanças na vida em sociedade e alterado a relação dos indivíduos com os textos, os quais se mostram cada vez mais híbridos, com associação de sons, imagens, ícones. Além disso, com a veiculação dos textos em variados suportes, os hábitos de leitura tornam-se ubíquos, plurais, menos hierárquicos e lineares. Essas alterações implicam novas aprendizagens e o desenvolvimento de competências e habilidades. Neste sentido, considera-se relevante que seja repensada a formação de professores de Língua Portuguesa, tendo como princípio as mudanças provocadas pelas TD em todas as áreas, inclusive em novos modos e práticas de leitura e escrita. Destaca-se que um dos conteúdos de Língua Portuguesa que pode ser estudado com o auxílio das TD e que está sendo enfaticamente abordado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são os gêneros textuais no âmbito da multimodalidade. Apesar de os textos multimodais fazerem parte do cotidiano dos indivíduos, esses são pouco discutidos nas escolas, tanto em relação à leitura quanto à produção, conforme apontam algumas pesquisas. Os gêneros textuais estão ancorados em práticas de linguagem historicamente construídas e se estruturam a partir dos campos de circulação dos discursos. Desta forma, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de investigar, na percepção dos licenciandos, de que forma uma proposta didático-pedagógica para formação de professores de Língua Portuguesa pode contribuir para o uso das TD no processo de ensino e aprendizagem deste componente curricular, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, dos tipos bibliográfico, documental e intervenção pedagógica. Assim sendo, esta dissertação propõe um produto educacional na forma de uma proposta didáticopedagógica, que contempla a integração das TD no processo de ensino de Língua Portuguesa da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), tendo como referência a BNCC. A experimentação da proposta ocorreu no âmbito do componente curricular “Tecnologias da Informação e da Comunicação e o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira” com os alunos do 6 º. período do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas, de um Instituto Federal. Como instrumentos de coletas de dados, foram utilizados questionários, entrevistas, observação e respostas das atividades. Os dados foram analisados a partir do referencial teórico. E também por meio de análise de conteúdo. Após a realização da experimentação, a proposta pedagógica foi disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Schoology. De acordo com os licenciandos, participantes da pesquisa, a proposta didático-pedagógica trouxe contribuição para a formação acadêmica e profissional, a partir das discussões sobre memes, infográficos, podcasts, hiperlinks, fanfics e também pela experimentação das TD, que foram utilizadas na abordagem desses temas. Com o compartilhamento da proposta em questão pretende não só apoiar professores de Língua Portuguesa quanto ao uso pedagógico das TD, mas também provocar reflexões acerca das competências e habilidades dos docentes para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. 

The development of digital technologies (DT) hás caused changes in society’s life and has altered the relationship of individuals with texts, which are increasingly hybrid, with the association of sounds, images, icons. In addition, with the transmission of texts in different media, reading habits become ubiquitous, plural, less hierarchical and linear. These changes lead to new learnings and the development of competences and skills. In this sense, it is considered relevant to rethink teacher training of Portuguese Language, taking as a principle the changes brought by DT in all áreas, including new forms and practices of reading and wrtiting. It is highlighted that one of the Portuguese Language contents that can be studied with the aid of DT and that is being emphatically adressed by National Common Curricular Base (NCCB) are textual genres within the scope of multimodality. Although multimodal texts are parto f the daily lives of individuals, these are little discussed in schools, both in terms of reading and production, as suggested by some researches. Textual genres are anchored in language practices historically constructed and are structured around the discourse circulation fields. Therefore, a research was carried out with the goal of investigating, in the perception of the undergraduate students, how a didatic-pedagogical proposal for the training of Portuguese Language teachers can contribute to the use of DT in teaching and learning processo of this curricular component, in the final years of elementary school and in high school. The study was carried as pedagogical intervention, including documental and bibliographic research, in a qualitative approach. Thus, this dissetation proposes na educational product in the form of a didatic-pedagogical proposal, which contemplates the integration of DT in the process of taching of Portuguese Language in Basic Education (final years of Elementary School and High School), having as reference the NCCB. The experimentation of the proposal took place in the scope of the curricular component “Information and Communication Technologies and the Teaching of Portuguese Language and Brazilian Literature” with the students of the 6th. period of the Degree Course in Letters: Portuguese and Literature, from a Federal Institute. As instruments of data collection, questionnaires, interviews, observation and answers of the activities were used. The data were analysed in the light of theoretical framework and also through content analysis. After conducting the experiment, the pedagogical proposal was made avaible in the virtual learning enviromment (VLE) Schoology. According to the undergraduate students participating in the research, the didatic-pedagogical proposal contributed to academic and Professional training, based on discussions about memes, infographics, podcasts, hiperlinks, fanfics and also by experimenting the DT, which were used in the approach of these themes. With the sharing of the proposal in question aims not only to support Portuguese language teachers about the pedagogical use of DT, but also to trigger reflections on teachers’ skills and abilities for the teaching and learning process of the Portuguese language. 

PDF document Elizabeth_Dissertacao Versão final completa.pdf — Documento PDF, 10.83 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.