TECNOLOGIAS MÓVEIS E A METOLOGIA DE ENSINO ESTUDO DE CASO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

por Fernanda Cristina da Silva Rangel publicado 28/03/2020 11h16, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Dra. Valéria de Souza Marcelino

Coorientadora: Dr. Breno Fabrício Terra Azevedo

A educação atual vive um momento de mudanças, observa-se uma grande demanda da utilização de novas tecnologias no âmbito escolar, o que vem modificando a maneira como o aluno tem acesso e se apropria do conhecimento. Deste modo, torna-se viável investir em um ensinamento que priorize o aprendiz. Mesmo com esse cenário de mudança, o modelo tradicional de ensino ainda predomina na atualidade. Diante disso, apresenta-se como desejável, o modelo didático investigativo, condizente com as Metodologias Ativas, que objetivam um aluno crítico e participativo no decorrer das aulas. Dentre estas, encontra-se o Estudo de Caso, caracterizado por levar os aprendizes a resolverem situações reais do cotidiano, promovendo melhorias em sua aprendizagem. O uso das tecnologias móveis pode auxiliar na implementação da metodologia de ensino Estudo de Caso. Dentro deste contexto, o objetivo geral deste trabalho é investigar as contribuições e dificuldades que a metodologia de ensino Estudo de Caso integrada às tecnologias móveis podem oferecer para licenciandos em Química, em relação ao planejamento de suas aulas. Desta maneira, foi elaborado e implementado um curso de formação inicial de professores de Química abordando os temas citados anteriormente. A elaboração e implementação do curso foi desenvolvida em quatro etapas, a primeira foi voltada para busca de aplicativos que podem ser utilizados na contextualização inicial, no desenvolvimento e na avaliação de uma aula de Química. A segunda etapa foi voltada para experimentação da proposta com alunos de nível médio-técnico. A terceira etapa foi caracterizada pela elaboração do curso de formação inicial de professores no ambiente virtual de aprendizagem Schoology e a quarta etapa foi caracterizada pela implementação do curso que apresentou slides, fórum de discussões, vídeos, textos, artigos e atividades. A coleta dos dados foi por meio da observação, questionários e fóruns de discussões. A análise e discussão dos resultados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Com a primeira etapa foi possível selecionar 19 aplicativos que podem ser utilizados em aulas de Química, esta serviu para obter um conhecimento dos aplicativos existentes para a disciplina em questão. Com a segunda etapa obteve-se uma maior apropriação sobre o tema proposto. Além disso, os alunos demonstraram grande interesse em toda aula tendo uma participação ativa. Na terceira etapa foram elaborados e selecionados materiais para compor o curso de formação inicial de professores, estes foram dispostos em três módulos no Schoology. Por meio dos fóruns, atividades e questionários realizados na quarta etapa desta pesquisa, pode-se constatar a viabilidade de união da metodologia de ensino Estudo de Caso com uso de dispositivos móveis na formação inicial de professores de Química. Todavia, é possível apontar algumas dificuldades enfrentadas nesta associação como problemas tecnológicos relacionados ao dispositivo móvel, falta de preparo de alguns professores em relação ao uso das tecnologias, além da extensa carga horária de trabalho da maioria dos docentes que acabam não tendo tempo para planejar e elaborar um caso. Contudo, entende-se que esta relação incentiva o interesse do educando que se sente motivado a construir o próprio conhecimento. Deste modo, os licenciandos participantes da pesquisa destacaram a importância do professor realizar tal associação visando um melhor desenvolvimento de seus alunos. O produto educacional foi curso elaborado e aplicado, este foi sintetizado em uma revista digital. Com essa revista esperase alcançar professores que desejam utilizar ou adptar o curso elaborado, visando desta forma, contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.

Current education is going througt a moment of change, there is a great demand for the use of new Technologies in the school environment, which has been changing the way students have a access and appropriate knowledge. Thus, it becomes viable to invest in a teaching thar prioririzes the learner. Even with this changing scenario, the traditional teaching model still predominates in current education. Given this, it is presented as desirable, the investigative didacti model, consistente with the Active Methodologies. Among these is the Case Study, characterized by leading learners to solve real everyday situations, promoting improvements in their learning. The use of mobile Technologies can assist in the implementation of the Case Study teaching methodology. Withim this contexto, the general objective of this pape ris to investigate the contributions and difficlties that the Case Study teaching methodology integrated with mobile Technologies can offer to underfraduates in Chemistry, regarding the planning of their classes. Thus, na initial teacher training course for Chemistry was elaboreted and implemented, addressing the above mentioned themes. The elaboration and implementation of the course was developed in four stage, the first was focused on the search for applications that can be used in the initial contextualization, development and evaluation of a chemistry class. The second stage was focused on experimenting with the proposal with middle-technical students. The third stage was characterized by the elaboration of the initial teacher education course in the Schoology virtual learning environment and the fourth satge was characterized by the implementation of the course which featured slides, discussion fórum, vídeos, text, articles and activities. Data collection was through observation, questionnaires and discussion forums. The analysis and discussion of the results was performed througt Discursive Textual Analysis. With the first step it was possible to select 19 applications the can be used in chemistry classes, which served to gain a knowledge of existing applications for the subject in question. With the second stage a greater appropriation on the proposed theme was obtained. In addition, students showed great interest in every class by having na active participation. In the third stage it was possible to elaborate na select materials to composse the initial teacher training course, these were arranged in three modeles in the virtual learning environment Schoology. Througt the forums, activities and questionnaires conducted in the fourth stage of this research, it is possible to verify the feasibilith of uniting the teaching methodology. Case Study with the use of mobile devices in the initial training of chemistry teachers. However, it is possible to point out some difficulties faced in this association as technological problems related to the mobile device, lack of preparation of some teachers regarding the use of Technologies, besides the estensive workload of most teachers who andu p not having time to plan and alaborated a case. However, it is understood that this relationship encourages the interest of the student who is motivated to build their own knowledge. Thus, the indergraduates participating in the research highlighted the importance of the teacher to make such na association aiming at a better development of his sstudens Schoology. With this magazine it is expected to reach reachers who wish to use or adapt the elaborated course, thus aiming to contribute to the teaching na learning process.

PDF document Fernanda Dissertação.pdf — Documento PDF, 4.49 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.