Unidade De Ensino Potencialmente Significativa: Uma Proposta De Aprendizagem De Meio Ambiente Aplicada Na Educação Do Campo

por Silvana da Silva de Azevedo Lima publicado 29/10/2019 16h01, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientador: Dr. Adelson Siqueira Carvalho
Coorientadora: Dra. Suzana da Hora Macedo

O presente trabalho avalia a implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre meio ambiente na disciplina de Ciências Naturais, em uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental na escola do campo, no município de Campos dos Goytacazes-RJ. O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições de uma UEPS baseada no uso da ferramenta de criação de mapas conceituais Cmap Tools, para o ensino e aprendizagem do tema meio ambiente, no âmbito da Educação do Campo. A pesquisa propiciou aos estudantes da escola do campo um envolvimento com a tecnologia digital, tendo como base a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel. Na visão ausubeliana o conhecimento prévio, ou seja, o conhecimento existente na estrutura cognitiva dos estudantes é o fator principal, a variável mais importante para a aprendizagem e a retenção de novos conhecimentos. Assim, a interação entre conhecimentos prévios e novos conhecimentos caracteriza a aprendizagem significativa. Além do conhecimento prévio, o material potencialmente significativo e a motivação dos estudantes são condições essenciais para atingir-se a aprendizagem significativa. A pesquisa foi conduzida de forma qualitativa, e utilizou como instrumentos de coleta de dados, questionários, entrevistas e mapas conceituais. O experimento foi do tipo pesquisa-ação e contou com a participação do pesquisador/professor, na elaboração e aplicação da UEPS, com o tema: o homem e o meio ambiente, conscientizando sobre a importância das questões ambientais na Educação do Campo. Como instrumento avaliativo, foi utilizada a comparação de mapas conceituais, elaborados pelos estudantes em dois momentos da pesquisa, analisando os dados em busca de indícios de aprendizagem significativa, e a entrevista estruturada, cuja análise permitiu avaliar a UEPS. Os mapas e a entrevista foram analisados sob a luz da TAS, de Ausubel considerando seus principais elementos. As atividades planejadas na UEPS permitiram observar a participação e interação dos estudantes ao longo da pesquisa. Os resultados obtidos revelam que os estudantes da escola do campo, mesmo sem uma ambientação prévia com os recursos tecnológicos, demonstraram interesse e facilidade para aprender, evidenciando uma contribuição na assimilação dos conceitos estudados. Portanto, a pesquisa sinaliza que é possível trabalhar pedagogicamente com recursos tecnológicos na escola do campo, contribuindo para uma aprendizagem de qualidade. Para tanto, é necessário destacar a relevância do planejamento das atividades pelos docentes observando a realidade do povo campesino e as limitações de uma escola do campo quanto a recursos pedagógicos e infraestrutura. Observa-se que os estudantes, de modo geral, conseguiram utilizar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para aprender sobre meio ambiente, associando novos conceitos aos existentes, o que contribuiu para atingir-se uma aprendizagem significativa.

This study assesses the application of a Potentially Meaningful Teaching Units (PMTUS) about the environment on a 5 th grade class of Natural Sciences, in Campos dos Goytacazes, Brazil. The purpose of this research is to analyze the contributions of a PMTUS based on the use of the Cmap Tools concept mapping tool, for the teaching and learning of the environment theme, in the field education. This research has granted to the students the opportunity to be associated to digital technology, based on Ausubel's meaningful learning theory (MLT). In Ausubel’s perspective, the prior knowledge is the most important factor that contributes to the learning process and retention of new concepts. Thus, the synergy between prior knowledge and new knowledge characterizes the meaningful learning. Beyond the prior knowledge, meaningful material and students’ motivation are essential for meaningful learning. The research was conducted in a qualitative manner, and used as data collection instruments, questionnaires, interviews and concept maps. The experiment was of the action research type, and had the participation of the researcher / teacher, in the elaboration and application of the PMTUS, with the theme: man and the environment, raising awareness about the importance of environmental issues in Field Education. As an evaluative instrument, we used the comparison of concept maps, elaborated by the students in two moments of the research, analyzing the data in search of signs of significant learning, and the structured interview, whose analysis allowed to evaluate the PMTUS. The maps and the interview were analyzed in the light of Ausubel's MLT considering their main elements. The planned activities in PMTUS allowed to observe the participation and interaction of students throughout the research. The results show that the students of the field school, even without a previous environment with the technological resources, showed interest and ease to learn, showing a contribution in the assimilation of the studied concepts. Therefore, it is demonstrated that it is possible to work pedagogically with technological resources in the field school, contributing to a quality learning. To this end, it is necessary to highlight the relevance of the teachers' planning of activities, observing the reality of the peasantry and the limitations of a field school in terms of pedagogical resources and infrastructure. It was concluded that students, in general, were able to use Digital Information and Communication Technologies (DICTs) to learn about the environment, associating new concepts to existing ones, which contributed to achieve a meaningful learning.

PDF document Dissertação Silvana Azevedo Lima - 2019.pdf — Documento PDF, 3.27 MB
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