AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE UM RTOS APLICADO EM SISTEMA DE NAVEGAÇÃO DE VOO AUTÔNOMO DE UM VANT

por Lucas Ramos Hissa publicado 24/09/2020 15h09, última modificação 20/10/2023 16h30

Prof. D. Sc. Rogerio Atem de Carvalho (Orientador)
Prof. D. Sc. Luiz Gustavo Lourenço Moura (Co-Orientador)

Adotar uma tecnologia em projetos complexos em uma área com muitos métodos consolidados é sempre um desafio, assim pode ser descrito o uso de RTOS (Sistema Operacional em Tempo Real) na área aeroespacial/aeronáutica. Entre as limitações impostas pelo ambiente onde esta área atua, há radiação, distâncias e problemas de comunicação. Este desafio se torna ainda maior quando o foco vem especificamente para pequenos veículos, como VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) e satélites de pequeno porte, onde as limitações são maiores, como as questões de disponibilidade de energia, devido ao espaço restrito disponível para baterias e painéis solares, a necessidade de peças mais eficientes e as diferentes maneiras de interagir com o ambiente. Por exemplo, pequenos detritos espaciais que são inofensivos para satélites enormes, podem comprometer um pequeno satélite, uma rajada de vento que não afeta uma grande aeronave poderia derrubar um pequeno VANT. A partir deste pressuposto, este projeto objetiva identificar as vantagens da adoção do RTOS para sistema de navegação baseado em RTOS, avaliando o desempenho dos recursos que o mesmo proporciona, comparando com um sistema que não faz uso do RTOS. Para demonstração e avaliação do RTOS, o sistema de navegação é implementado em um VANT de pequeno porte desenvolvido no Instituto Federal Fluminense o controle de movimentação, utilizando um MSP430, substituindo o rádio controle. O mesmo é feito com e sem o RTOS. Essa implementação permite a avaliação do impacto do RTOS em pontos como o consumo de energia e comparação do código com e sem RTOS. Ao mesmo tempo esse projeto ajuda a entender como lidar com as limitações impostas pelos pequenos veículos.

Palavras-chave: RTOS, Sistema de navegação, OBC.

Adopt a technology on complex projects in an area with lots of consolidated methods is always a challenge, so can be described the use of RTOS (Real-Time Operational System) in the aerospace/aeronautics area. Among the limitations imposed by the environment where this area acts, there is radiation, distances, and communication issues. This challenge gets even bigger when the focus comes specifically to small  aircrafts, like small UAV (Unmanned Aerial Vehicle) and satellites, where the limitations are bigger, such as the power issues, due to the restricted space available to batteries and solar panels, the need to adopt smaller and more efficient parts, and the different ways on how to interact with the environment, for example, small space debris that are harmless to huge satellites, could compromise a small satellite, a gust of wind that doesn’t affect a big aircraft could take down a small UAV. With this information in mind, this project aims to identify the advantages of adopting RTOS for navigation system based on RTOS, evaluating the performance of the resources that it provides, comparing with a system that does not use RTOS. For demonstration and evaluation of the RTOS, the navigation system is implemented in a small UAV developed at the Federal Fluminense Institute the control of movement, using an MSP430, replacing the control radio. The same is done with and without RTOS. This implementation allows the assessment of the impact of RTOS on points such as power consumption and code comparison with and without RTOS. At the same time this project helps to learn how to deal with the limitations imposed by small aircrafts.

Keywords: RTOS, Navigation Unit, OBC.

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