Integração entre o Sistema APRS e a Plataforma de Gestão Humanitária Sahana Eden

por Whanderley Souza de Freitas publicado 24/09/2020 15h43, última modificação 20/10/2023 16h30

Renato Gomes Sobral Barcellos (Orientador)

O auxílio às vítimas de desastres e o gerenciamento de serviços essenciais como buscas, envio de suplementos e atendimento médico, são ações que demandam de coordenação logística, técnica e de pessoal. Estas ações devem ser implementadas objetivando a otimização dos custos, garantindo um maior alcance territorial e assistência de forma mais rápida. Faz-se necessário a utilização de ferramentas que auxiliem na coordenação dos recursos, tanto humanos quanto materiais, visando a mitigação dos prejuízos e principalmente a preservação de vidas. Esta coordenação dos recursos demanda um sistema de gestão que integre as diversas informações da catástrofe, como a localização dos recursos em áreas estratégicas e quais tarefas estão sendo realizadas, por quem e em qual local. Visando conferir maior efetividade na gestão de desastres este estudo tem como objetivo explanar o processo de integração do sistema APRS (Automatic Packet Reporting System) à uma plataforma de ajuda humanitária, bem como demonstrar sua aplicabilidade e eficiência na realidade brasileira a partir dos dados de uma cidade. Para este
fim, foi escolhida a plataforma de ajuda humanitária Sahana Eden, desenvolvida pelo Sri Lanka durante o evento da Tsunami em 2004. A integração da plataforma ao sistema APRS, tem o intuito de automatizar a entrada de dados referentes a geolocalização de unidades móveis e dados oriundo de sensores, agilizando a tomada de decisão a partir da geração de dados mais confiáveis e do controle das ações de resgate durante o evento catastrófico. A integração do APRS ao Sahana Eden mostrou-se um excelente recurso no que diz respeito a diminuição de prejuízos em meio a catástrofes, uma vez que permite que a disponibilidade de dados seja maior, mais precisa e de forma contínua.
Palavras Chaves: Gestão de desastres, Sahana Eden, APRS, Informação, Geolocalização.

Assistance to disaster victims and the management of essential services such as searches, supplements and medical care, are actions that require logistic coordination, technical and personnel. These actions should be implemented to optimize costs, ensuring a greater territorial reach and assistance in a faster way. It is necessary the use of tools to assist in the coordination of resources, both human and materials, aiming to mitigate damages and especially the preservation of lives. This co-requires a management system that integrates the such as the location of resources in strategic areas and what tasks are being by whom and in which place. Aiming to make disaster management more effective. This study aims to explain the process of integration of the APRS system (Automatic Packet Reporting System) to a humanitarian aid platform, as well as demonstrating its applicability and efficiency in the Brazilian reality from the data of a city. For this To this end, the Sahana Eden humanitarian aid platform, developed by Sri Lanka during the Tsunami event in 2004. The integration of the platform into the APRS system has the to automate the entry of data referring to geolocation of mobile units and data sensors, streamlining decision-making through the generation of more reliable data and control of rescue actions during the catastrophic event. The integration of the APRS Sahana Eden has proved to be an excellent resource for mitigating catastrophes, since it allows data availability to be larger, more accurate and continuously;
Keywords: Disaster management; Sahana Eden; APRS; Information; Geolocation.

PDF document Whanderley Souza Freitas.pdf — Documento PDF, 4.60 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.