MODELO CONCEITUAL DE GAPS DE DESEMPENHO DE EQUIPES – UM ESTUDO DE CASO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO

por Leandro da Silva Maciel publicado 25/09/2020 16h09, última modificação 20/10/2023 16h30

DSc Alline Sardinha Cordeiro Morais (Orientadora)

As equipes são um elemento central das organizações visto que realizam objetivos organizacionais, desenvolvem produtos e serviços, solucionam problemas e tomam decisões que impactam o futuro das organizações. Diante de sua importância para as organizações, diversos gestores e pesquisadores têm buscado entender os aspectos que favorecem o desempenho de equipes. Entretanto, nas Instituições Públicas de Ensino ainda é preciso avançar em práticas de gestão de desempenho, incluindo a identificação de determinantes do desempenho de equipes. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo conceitual de gaps de desempenho de equipes aplicado aos institutos federais de educação, sob a ótica de gestores e equipes. Para atingir o objetivo, após revisão sistemática dos fatores de desempenho identificados na literatura, foi aplicada uma survey a 501 servidores técnico-administrativos lotados em 06 Institutos Federais de Educação a fim de descobrir os fatores de desempenho considerados de maior impacto no desempenho das equipes compostas por esses servidores. Os resultados mostraram que os fatores “Comunicação”, “Suporte Organizacional”, “Coesão e Compromisso”, “Planejamento”, “Competências”, “Estilo de Liderança”, “Ética do líder” e “Suporte do Líder” são considerados fatores críticos para o desempenho das equipes. Um modelo de 09 gaps de desempenho de equipes foi desenvolvido com base em 10 proposições obtidas a partir da análise dos resultados. O modelo pode ser utilizado pelos Institutos Federais como suporte para o desenvolvimento de programas e projetos destinados à melhoria do desempenho das equipes de trabalho e das instituições.
Palavras-chave: Desempenho de Equipes; Gap; Instituições de Ensino.

Teams are essentials to organizations since as they achieve organizational goals, develop products and services, solve problems, and make decisions that impact organization's future. Therefore, several managers and researchers have sought to understand the aspects that favor the performance of teams. However, in Public Education Institutions, advances in performance management practices are still needed, including the identification of determinants of team performance. Thus, this work aims to develop a conceptual model of team performance gaps applied to federal institutes of education, from the perspective of managers and teams. To reach the objective, after a bibliographic review of the performance factors identified in the literature, a questionnaire was applied to 501 employees and managers of 06 Federal Institutes of Education, in order to discover the performance factors with the greatest impact on the team. The results show that the factors "Communication", "Organizational Support", "Cohesion and Commitment", "Planning", "Skills", "Leadership style", "Leader ethics" and "Leader support" are criticals for teams performance. A model of 09 team performance gaps was developed based on 10 propositions obtained from the analysis of the results. The model could be used by the Federal Institutes as support for the development of programs and projects aimed at improving the performance of work teams and institutions.
Keywords: Team Performance; Gap; Education Institutions

PDF document LEANDRO DA SILVA MACIEL.pdf — Documento PDF, 1.46 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.