UTILIZAÇÃO DE ALGORITMO DE MACHINE LEARNING COMO FERRAMENTA PARA PREVER VENDAS EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIBAS NA REGIÃO DOS LAGOS

por Daniel Nocera de Campos publicado 13/09/2021 14h29, última modificação 20/10/2023 16h30

OrientadoraCristine Nunes Ferreira

CoorientadorRogerio Atem de Carvalho

Nos dias de hoje mantemos um estilo de vida, que a maior parte das interações que temos com as pessoas acontece online: WhatsApp, e-mail, mídias sociais, etc. Todas essas interações geram uma grande quantidade de dados, uma fonte valiosa de informações para as empresas, que pode estar sendo subutilizada. Essa fonte pode ser extremamente útil para a área de Vendas, que historicamente já utiliza métricas para medir o seu desempenho. Faz todo o sentido, que uma das atividades que mais exigem a interação entre pessoas – vendas – esteja passando por um renascimento digital. Para fazer uso de toda essa massa de dados e melhorar as vendas, as empresas estão começando a utilizar softwares de inteligência artificial que aprendem continuamente a partir da aprendizagem de máquina, mais como conhecido como em inglês Machine Learninng, que otimizam recomendações em tempo real para a equipe de vendas. O objetivo deste trabalho é propor um modelo de aprendizagem de máquina, para o estudo do comportamento das vendas e predições futuras utilizando como estudo de caso, o setor de bebidas em uma distribuidora situada na região dos lagos no Rio de Janeiro. Os dados utilizados são do período de 2018 à 2019. Com essa metodologia foi possível verificar o aumento ou diminuição das vendas no período e projeções futuras. Essa informação é utilizada para dimensionamento de estoque, equilíbrio da remuneração da equipe de vendas e recursos a serem investidos no mercado. Palavras-chave: Aprendizado de Máquina, Vendas no Setor de Bebidas, Região dos Lagos.

Nowadays, we maintain a lifestyle, which is most of the interactions we have as people online: WhatsApp, email, social media, etc. All of these interactions generate a large amount of data, a valuable source of information for companies, which may be underutilized. This source can be extremely useful for the Sales area, which historically already uses metrics to measure its performance. It makes perfect sense, one of the activities that most involves interaction between people - sales - is going through a digital renaissance. To use all this mass of data and improve sales, like companies that are starting to use artificial intelligence software that learns from machine learning, better known as Machine Learningin, which optimizes tools in real time for a sales team. The objective of this work is to propose a machine learning model, to study sales behavior and future forecasts, using as a case study, or drinks sector in a distributor located in the region of the lakes of Rio de Janeiro. The data used are for the period from 2018 to 2019. With this methodology, it was possible to verify the increase or decrease in sales in the period and in future projections. This information is used for sizing inventory, balancing the remuneration of the sales team and resources to be invested in the market. Key-Words: Machine Learning, Sales in the Beverage Sector, Cabo Frio

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