Avaliação da Susceptibilidade à Degradação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé - RJ Com Apoio do Geoprocessamento

por Bruna Rocha publicado 25/05/2016 11h42, última modificação 06/03/2020 17h01

Professor D.Sc. José Augusto Ferreira da Silva

WERNECK, B. R. Avaliação da susceptibilidade à degradação ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé com apoio do Geoprocessamento. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – RJ. Macaé, 2010.
Existe a necessidade de um maior conhecimento da realidade da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé pela avaliação dos seus recursos ambientais, com a finalidade de um melhor aproveitamento dos mesmos, em comum acordo com a legislação e com a sociedade civil. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é fornecer uma base cartográfica sobre os temas de maior relevância na Bacia do Rio Macaé, por meio de avaliação ambiental, objetivando apoiar as ações públicas nas decisões ambientais e disponibilizar informações para os planejamentos locais e/ou regionais, subsidiando a elaboração do Plano de Bacia. Em termos metodológicos, para o mapa representar de forma mais real as condições encontradas na Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, foi preciso ponderar os dados. Com este propósito, foi utilizado o método AHP – Processo Analítico Hierárquico. Através da decisão do problema em níveis hierárquicos, este método determinou, por meio da síntese dos valores dos agentes de decisão, uma medida global para cada alternativa, priorizando-a ou classificando-a ao finalizar o método. O Mapa de Susceptibilidade à Degradação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé mostra as áreas de maior, médio e menor potencial à degradação ambiental. As áreas de maior susceptibilidade encontram-se no alto e em parte do médio curso e as menos susceptíveis estão localizadas no baixo curso da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé. Foram realizadas comparações do Mapa de Susceptibilidade à Degradação com Imagens de Satélite CBERS CCD que recobrem a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, confirmando as informações produzidas no mapa. É possível verificar a semelhança espacial do Mapa de Susceptibilidade à Degradação Ambiental com as imagens de satélite da mesma área e na mesma escala.
Palavras-chave: Degradação Ambiental; Bacia Hidrográfica; Rio Macaé; Geoprocessamento.

There is a need for greater knowledge of the reality of Macaé River Hidrographic Basin for the evaluation of its environmental resources, in order to make better use of them, in agreement with the law and with civil society. Hence, this research aims to provide a general base map on the issues of greatest relevance in Macaé River Hidrographic Basin, through environmental assessment, to provide support for public actions in environmental decisions, to propose solutions and to suggest applications of information in local and / or regional planning, thus subsidizing the development of the Basin Plan. In methodological terms, for representing in the map the conditions found in the Macaé River Hidrographic Basin, more realistically it was necessary to weight the data. For this purpose, we used the AHP - Analytical Hierarchy Process. By the decision of the problem in hierarchical levels, this method has determined, through the synthesis of the values suggested by decision makers, a global measure for each alternative, prioritizing it or classifying it in the end of the method. The Map of Environmental Degradation Susceptibility of Macaé River Hidrographic Basin shows areas of high, medium and low potential for environmental degradation. The areas of greatest susceptibility are located at the top and middle part of the river´s course and the less likely are located on its lower course. Comparisons between the Map Environmental Degradation Susceptibility and the with Satellite images CBERS CCD that covers the Macaé River Hidrographic Basin confirmed the data provided on the map. It is also possible to check the spacial similarity of the Map of Environmental Degradation Susceptibility and the satellite images of the same area and at the same scale.
Key-Words: Environmental Degradation; Hidrographic Basin; Macaé River; Geoprocessing.

PDF document Bruna Rocha Wernek.pdf — Documento PDF, 4.43 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.