Produção Mais Limpa em Contextos de Mineração e Construção Civil: Reciclagem de Resíduos Sólidos

por Fausto Balloni publicado 12/05/2016 16h54, última modificação 06/03/2020 15h36

Romeu e Silva Neto, Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica PUC-Rio.

Esta dissertação aborda no aspecto qualitativo, duas áreas de atuação que podem contribuir de forma eficaz com o conceito de Produção Mais Limpa (P+L): a indústria de mineração e a indústria de construção civil. Em dois artigos serão enfocados assuntos de conteúdo relevante para a mitigação dos problemas ambientais decorrentes das construções, da produção sem planejamento e da utilização de técnicas rudimentares que acarretam, inclusive, uma grande perda de competitividade no mercado, como é o caso da indústria de mineração de pedras ornamentais de Santo Antônio de Pádua. A reciclagem de resíduos da construção civil (RCD) com utilização na técnica de preenchimento de tubos de aço para a execução de estruturas, serão objeto de atenção especial , atendendo ao clássico conceito de P+L, que subdivide a reciclagem de materiais em duas categorias: reutilização na própria indústria geradora e reciclagem com orientação de resíduos para utilização em outros processos.
Palavras chave: P+L. Resíduos. Reciclagem. Pedras ornamentais. Concreto.

This paper presents a qualitative approach in two areas of expertise that can contribute effectively to the concept of Cleaner Production (CP): the mining and construction industry. In two articles will focus on the issues relevant content for the mitigation of environmental problems resulting from the construction, planning and production without the use of rudimentary techniques that cause even a large loss of competitiveness in the market, such as the mining industry ornamental stones of Santo Antônio de Pádua. Recycling of construction waste (CDW) using the technique of filling steel tubes for the execution of structures will be the subject of special attention in view of the classical concept of CP, which subdivides the recycling of materials into two categories : reuse in the industry itself oriented source and waste recycling for use in other processes generated.

Keywords: CP. Residues. Recycling. Ornamental Stones. Concrete.

PDF document Fausto Balloni.pdf — Documento PDF, 33.92 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.