Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas

Aqui você vai encontrar repostas para as principais perguntas sobre o Processo Seletivo e Vestibular 2022.2

 

1. Como me inscrever?

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico inscricoes.iff.edu.br, durante o período estabelecido pelo Edital.

Os candidatos que não estão cadastrados no portal de inscrições devem cadastrar-se e somente após a efetivação do cadastro realizar a inscrição no processo que deseja concorrer.

Os candidatos que já estão cadastrados no portal de inscrições devem inserir CPF e senha já cadastrados no Portal de Inscrições para somente após a efetivação dessa etapa realizar a inscrição no processo que deseja concorrer.

 

2. Como saber se minha inscrição está confirmada?

Ao acessar o endereço eletrônico inscricoes.iff.edu.br, e realizar o login com o CPF e a senha cadastrada, as inscrições efetuadas poderão ser conferidas no menu lateral direito, na área Minhas inscrições.

 

3. Posso alterar minha inscrição?

Sim. Após confirmada a inscrição, caso seja necessário alterar algum dado relacionado à inscrição, durante o período das inscrições, o candidato poderá realizar a alteração. Para isso, acesse o endereço eletrônico inscricoes.iff.edu.br, informe o CPF e a senha já cadastrada e, na tela seguinte, no menu lateral direito, na área Minhas inscrições, clique na inscrição que deseja fazer a alteração e, na nova tela, clique em Editar inscrição e faça a alteração desejada.

 

4. Quais documentos são aceitos na inscrição?

Para realizar a inscrição, o candidato deve possuir CPF, Documento Oficial de Identificação com foto e e-mail atualizado. Serão aceitos como documentos oficiais de identificação: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Comandos Militares (antigos Ministérios Militares), pelos Corpos de Bombeiros e pelas Polícias Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.); certificado de reservista; passaporte; carteiras funcionais do Ministério Público e Magistratura; carteiras expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade; e carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto).

 

5. Quais são os documentos para comprovar renda?

A documentação comprobatória de renda é obrigatória para os candidatos que concorrem às vagas reservadas as cotas destinadas as pessoas que possuem renda per capita familiar menor ou igual a 1,5 salário-mínimo. O candidato deverá verificar a cada edital os documentos que podem ser apresentados para comprovar sua situação de renda.

 

6. O IFF tem mensalidade?

O IFF é uma instituição pública e gratuita, não havendo cobrança de mensalidade.

  

7. O que fazer quando estou convocado para matrícula?

O candidato que estiver convocado para matrícula deverá realizar a matrícula no prazo estabelecido pelo edital, seguindo as orientações do Comunicado de Recomendações para Matrícula, disponível no endereço eletrônico seleções.iff.edu.br.

 

8. O que fazer quando estou aguardando reclassificação?

O candidato que estiver aguardando reclassificação deverá acompanhar a publicação de novas reclassificações de acordo com cronograma do Edital, na página de acompanhamento do processo seletivo no qual está inscrito, através do endereço eletrônico seleções.iff.edu.br.

 

9. Qual a formação mínima necessária para cada curso?

Para os Cursos Superiores de Graduação é necessário ter o certificado de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau) ou de curso equivalente, segundo o Art. 44, inciso II da Lei 9.394/96.

 

10. Como concorrer à cota?

Durante a inscrição, o candidato que deseja concorrer às vagas reservadas às cotas deverá responder às perguntas referentes à reserva de vagas, ciente de que, no ato da matrícula, deverá apresentar documentação comprobatória para validação de suas declarações.
No processo de inscrição para os Cursos Superiores de Graduação o candidato que estudou todo o Ensino Médio em escolas públicas é perguntado a esse respeito e se marca sim, continua responder as demais perguntas relacionadas às cotas, sendo no final classificado na cota de acordo com as suas respostas.

 

11. Como é o resultado de quem concorre à cota?

A publicação do resultado final consta da classificação de todos os candidatos e da relação de convocados dentro do número de vagas reservadas à ampla concorrência e às vagas reservadas às cotas, ou seja, o resultado consta com de lista dos candidatos de acordo com o Campus, Curso, Turno e tipo de concorrência (Ampla e/ou Cota) que se inscreveu.

 

12. Como me matricular?

Para se matricular o candidato deve seguir os prazos estabelecidos no edital e as orientações do Comunicado de Recomendações para Matrícula, disponível no endereço eletrônico seleções.iff.edu.br.

 

13. Como saber se minha matrícula está confirmada?

Finalizada a análise de documentação e o processo de matrícula, o candidato receberá um e-mail do registro acadêmico do campus informando sobre a situação de matrícula. Além disso, são estabelecidos nos editais datas para Divulgação do resultado final da verificação dos documentos e da situação de matrícula dos candidatos onde constam a situação de matriculado, para os candidatos que apresentarem os documentos para realização da matrícula adequadamente, e não matriculados para os que não apresentarem os documentos completos ou que não apresentem nenhum documento nos prazos estabelecidos no edital.

 

14. Não tenho todos os documentos. Posso enviar em um outro momento?

A falta de qualquer dos itens, no ato da matrícula, implicará a impossibilidade de sua efetivação.
Os editais possuem prazos para realização das matrículas, sendo em alguns casos são estabelecidos períodos para complementação da documentação. Fora dos prazos dos editais, não é possível a entrega de documentos.

 

15. Ainda estou cursando o 3º ano. Posso me inscrever no Vestibular?

Sim. No entanto a matrícula só poderá ser realizada mediante comprovação de conclusão do ensino médio.


16. Preciso fazer prova?

O Concurso Vestibular constará de prova objetiva e prova discursiva de redação para todos os cursos. As provas para os cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Design Gráfico e de Licenciatura em Música será constituída de prova objetiva, prova discursiva de redação e prova de Habilidade/Aptidão específica, no valor de 50 (cinquenta) pontos. A prova objetiva conterá 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, distribuídas pelas diferentes áreas de conhecimento e elaboradas na concepção da inter-relação dos saberes, atribuindo-se 1(um) ponto a cada questão. Cada questão terá 04 (quatro) alternativas, sendo somente uma correta. A Prova de Redação constará de tema para desenvolvimento de texto dissertativo-argumentativo. Demais informações sobre as provas o candidato deve verificar no Edital do Concurso vestibular.

 

17. As áreas de conhecimento têm pesos diferentes no Vestibular do IFF?

Sim. A classificação final do Concurso Vestibular será composta da soma de pontuação obtida pelo candidato nas provas objetiva e de redação do Concurso, multiplicada pelos pesos por área do conhecimento, de acordo com o campus e curso pretendido, conforme consta no edital, considerando-se a ordem decrescente do total de pontos obtidos, não podendo haver, em hipótese alguma, troca de turno ou de curso.

 

Observação: Para a classificação final dos candidatos aos cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Design Gráfico e da Licenciatura em Música considerar-se-á o estabelecido no parágrafo anterior, mais a soma da pontuação obtida na Prova de Aptidão/Habilidade Específica.


18. Posso me inscrever para o Vestibular do IFF e para o Sisu?

Sim. Como são dois processos seletivos diferentes, não há impeditivo que o candidato participe dos dois.