Notícias

Pesquisa e Extensão Tecnológica

Seleção e renovação de projetos e concessão de bolsas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/05/2016 18h28, última modificação 09/05/2016 15h26
Além da renovação e seleção de novos projetos de pesquisa e extensão tecnológica do IFFluminense, serão concedidas até 150 bolsas PIBIC, PIBITI e de extensão tecnológica aos estudantes de cursos técnicos e superiores da instituição.
Seleção e renovação de projetos de pesquisa e concessão de bolsas

 As inscrições de novos projetos de pesquisa e extensão tecnológica e os pedidos de renovação dos projetos já vigentes no Instituto Federal Fluminense deverão ser realizados online pelo pesquisador no Sistema de Submissão Eletrônica de Projeto de Pesquisa do IFFluminense, no endereço www.sisep.iff.edu.br, no período de 06 a 29 de maio de 2016.

 O diretor de Pesquisa e Extensão Tecnológica do Instituto, Pedro de Azevedo Castelo Branco, informa que no Sisep existe um link com orientações gerais para a submissão de projetos. “É importante que os interessados leiam com atenção e qualquer dúvida entrem em contato com a Pró-reitoria de Pesquisa pelo e-mail propei@iff.edu.br”.

 A seleção ficará a cargo das Câmaras de Pesquisa e Extensão do Instituto, que nomearão uma comissão composta por avaliadores externos. Serão utilizados para avaliação dos projetos alguns critérios, tais como: originalidade da pesquisa, qualidade técnica do projeto, procedimentos de divulgação e apropriação dos resultados pela sociedade; qualidade da redação e organização do texto; produtividade científica e tecnológica do pesquisador na área temática, entre outros.

 A análise dos projetos ocorrerá de 30 de maio a 26 de junho e o resultado final está previsto para o dia 01 de julho.

Concessão de Bolsas aos estudantes do IFFluminense:

 Serão ofertadas até 60 bolsas PIBIC/PIBITI com fomento do CNPq aos estudantes de cursos superiores; até 60 bolsas PIBIC/PIBITI com fomento do IFFluminense aos estudantes de cursos superiores; e até 30 bolsas de Extensão Tecnológica com fomento do IFFluminense aos estudantes de nível médio/técnico. As bolsas terão vigência de 12 meses, com início previsto para agosto de 2016.

 As inscrições dos candidatos deverão ser realizadas online pelo estudante no endereço www.sisep.iff.edu.br, de 02 a 17 de julho de 2016. “É importante que os estudantes verifiquem os projetos aprovados para que se inscrevam naquele que for mais interessante para a sua formação”, destaca Pedro. “Inserir-se em um trabalho de pesquisa permite ao aluno agregar conhecimento, desenvolver habilidades, maturidade científica, além de poder seguir carreira se for de seu interesse”, complementa.

 Os pesquisadores selecionarão os alunos com base na análise do boletim de notas, do currículo e por meio de entrevista, de acordo com o cronograma previsto.

 Serão concedidas, ainda, cinquenta Bolsas para Pesquisador (BPesq) aos coordenadores dos projetos, de acordo com a ordem de classificação da comissão, limitadas a uma por coordenador.  

 Outras informações no Edital nº 96/2016.


Comunicação Social da Reitoria