COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Você está aqui: Página Inicial > Educação a Distância > Apresentação

Apresentação

por Coordenação de Educação a Distância publicado 17/11/2015 15h04, última modificação 27/06/2016 13h29
Os Caminhos dos Cursos a Distância no IFFluminense.

 Logo da EaD e e-TEC.

 

 A Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional (LDB) é a responsável pelo novo status da EAD, antes vista como clandestina ou excepcional. Ao longo do tempo, a EAD vem sofrendo modificações tanto em termos legais quanto na forma de ser ministrada, mas o fato é que esta metodologia tem sido disseminada em vários pontos do país, representando uma possibilidade de acesso à educação e ao conhecimento de pessoas que por diversos motivos ficam excluídas do processo educacional (LITTO & FORMIGA, 2009). A principal vantagem da EAD é a perspectiva de promover oportunidades educacionais para grandes demandas, democratizando o conhecimento independentemente das condições de localização e deslocamento.

 A metodologia EAD no Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense), em parceria com a rede e-Tec, com ofertas exclusivas de curso pós-médio, data de 2011. No primeiro semestre daquele ano ( 2011), teve início o primeiro Curso Técnico na Modalidade a Distância – em Segurança do Trabalho, com 75 estudantes distribuídos entre os Polos de São João da Barra e Barra do Açu. Com a reoferta deste mesmo curso, no segundo semestre de 2011, houve um crescimento significativo da EAD, ingressando 550 novos estudantes, distribuídos nos seguintes polos: São João da Barra, Barra do Açu, Miracema, Casimiro de Abreu, Cabo Frio e Quissamã.

 No segundo semestre de 2012, dois novos polos foram criados, um em Campos dos Goytacazes e outro em Bom Jesus de Itabapoana. O número de vagas aumentou significativamente, foram oferecidas 800 vagas, sendo 500 para o curso de Técnico em Segurança do Trabalho (São João da Barra, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Miracema, Quissamã e Bom Jesus de Itabapoana), 150 para o curso Técnico em Guia de Turismo (Itaperuna e Cabo Frio) e 150 para o curso Técnico em Eventos (Cabo Frio e Campos dos Goytacazes).  Em 2013,  novo processo seletivo para os cursos de Segurança do Trabalho, Guia de Turismo e Eventos, em oferta nos diversos polos e, pela primeira vez, o curso de Análises Clínicas, ofertado pelo campus Guarus, que, a partir da oferta deste curso, começou a funcionar também como polo de apoio presencial. As vagas totalizam 950.

 Em abril de 2013, o grande desafio da implantação da Educação a Distância no IFFluminense culminou  com a  formatura das primeiras turmas de Técnicos em Segurança do Trabalho, Eventos e Guia de Turismo. Este acontecimento configurou-se num passo importantíssimo para esta Instituição Federal que, ao longo do tempo, tem aceitado os desafios propostos e impostos pelas mudanças que acontecem no cenário mundial de ordem sócio- política, tecnológica e educacional.

 Ainda em 2013, foi dado mais um passo na metodologia a distância, por meio da rede e-Tec, lançando o primeiro curso do programa Pró-funcionários do Governo Federal, O curso técnico em Multimeios Didáticos está sendo ofertado pelo IFF para funcionários de escolas públicas estaduais e municipais nos polos de Bom Jesus de Itabapoana e Guarus.

 Em fevereiro de 2014 a EAD avança para os cursos de Aperfeiçoamento e também Especialização, ambos em PROEJA, ofertados para funcionários do quadro do IFFluminense e público externo.  O foco maior é a preparação dos funcionários, especialmente os recém- ingressos, para o trabalho em educação na rede federal.

 Em abril de 2014, aconteceu novo processo seletivo para os Cursos Técnicos em Análises Clínicas, Eventos, Guia de Turismo e Segurança do Trabalho, com oferta de 1000 vagas. O processo seletivo para 150 vagas do Curso Técnico em Multimeios Didáticos ocorrerá em maio de 2014. Os novos alunos ingressarão nos diferentes cursos em julho do ano vigente.

 

Referências

LITTO, Fredric M. ; FORMIGA, Marcos (orgs.). Educação A Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.