Topo Apresentação Auditoria Interna

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) a Auditoria Interna (AUDINT) tem como propósito aumentar e proteger o valor organizacional, fornecendo avaliação, assessoria e aconselhamento baseados em risco. 

Nossa atividade é independente e objetiva de avaliação, de consultoria e monitoramento organizada para adicionar valor e melhorar as operações, auxiliando o IFFluminense a realizar seus objetivos. 

Com uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

Infogrficojornadaauditorriscos.png


 

Missão


Promover a Educação Profissional, Científica e Tecnológica e suas relações com a educação básica e superior, na perspectiva da formação humanística e integral dos jovens e trabalhadores e do desenvolvimento sustentável, articulando os atores socioeducacionais, econômicos e ambientais, assumindo protagonismo na definição e execução de políticas de educação e trabalho, especialmente em seu território de abrangência.


Visão


Consolidar-se como uma instituição de educação profissional, científica e tecnológica cada vez mais inclusiva, fundamentada na gestão colegiada e democrática, integrando ensino, pesquisa, inovação, extensão, esporte, cultura e internacionalização, reconhecida pela sua relevância e compromisso com o desenvolvimento de seu território de abrangência.


Valores


Valorização das pessoas; diversidade, inclusão e equidade; defesa da educação pública e de qualidade; cooperação e integração institucional; gestão colegiada, democrática e transparente; sustentabilidade; solidariedade; ética.


auditoria.png

Estrutura de Controle Interno


A estrutura de Controle Interno é composta por três linhas, provendo uma atuação coordenada e eficiente.

  • A primeira linha é responsável por identificar, avaliar, controlar e mitigar os riscos, contemplando os controles primários. São instituídos e mantidos pelos gestores responsáveis pela implementação das políticas públicas durante a execução de atividades e tarefas, no âmbito de seus macroprocessos finalísticos e de apoio. 

  • A segunda linha está situada ao nível da Administração Superior e objetiva assegurar que as atividades realizadas pela primeira linha sejam desenvolvidas e executadas de forma apropriada. Incluem gerenciamento de riscos, conformidade, verificação de qualidade, controle financeiro, orientação e treinamento.

  • A terceira linha é a Auditoria Interna, que deve apoiar e garantir o efetivo funcionamento da primeira e da segunda linha da gestão. Por meio da prestação de serviços de consultoria, avaliação e monitoramento dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos.