Experiências e ensino

IFFluminense visita Casa da Finlândia, no Rio de Janeiro, para troca de experiências

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/08/2016 14h45, última modificação 23/08/2016 10h37
A visitação ocorreu no dia 18 de agosto de 2016 e contou com a participação de servidores do IFFluminense. Parcerias com a Rede Federal de Ensino vêm sendo realizadas há tempo.
Docente do Campus Bom Jesus

O professor Daniel Coelho Ferreira, do Campus Bom Jesus, também relatou sua experiência e abordagens pedagógicas.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), articulada ao governo finlandês, vem promovendo uma série de chamadas públicas para servidores da rede federal para formação em modernas tecnologias educacionais e para conhecerem as razões do sucesso do sistema educacional finlandês, conhecido como um dos melhores do mundo.

A Finland House (Casa da Finlândia, em português), ponto de exposição montado pelo governo finlandês para, durante os jogos olímpicos do Rio de Janeiro, promoverem a cultura do país permitirem conversas entre instituições de Ensino e Pesquisa.

No local, os servidores do IFFluminense que participaram do Programa VET Teachers tiveram a oportunidade de expor aos presentes a experiência nas universidades de ciência finlandesas. Daniel Coelho Ferreira, professor do Campus Bom Jesus, José Luiz Amado de Menezes e Souza, professor do Campus Macaé, Suzana da Hora Macedo, professora do Campus Campos Centro, e André Fernando Uébe Mansur, técnico-administrativo do Campus Campos Centro, fizeram apresentações sobre a oportunidade conhecer as instituições e estiveram disponíveis no stand HAMK Häme University of Applied Sciences para conversas com os interessados em saber mais detalhes da experiência.

O diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense, professor Henrique da Hora, também esteve no evento, a convite do Projeto FinBraTech, que está em avançada negociação na área de projetos de inovação e intercâmbio de estudantes.

"O IFFluminense já está em conversa avançada com a FinBraTech para convênio com a Universidade de Ciências de Turku, para intercâmbio de alunos em um projeto de inovação em uma indústria finlandesa com fábrica no Brasil. Nesse encontro, avançamos, pois há um projeto de educação móvel (M-learning) que está buscando brasileiros para desenvolvimento de parcerias, e nossa expertise nas licenciaturas e nossos grupos de pesquisa na área possuem as competências necessárias. Os diálogos serão intensificados", afirma Henrique.

Comunicação Social da Reitoria