Notícias

Educação para o Mundo

Reitor do IFFluminense participa de programa de Educação Profissional e Tecnológica da Unesco

por Ferdinanda Maia / Comunicação Social da Reitoria publicado 13/10/2016 18h54, última modificação 20/05/2017 23h06
Durante doze dias, líderes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de todo o mundo estarão reunidos na Alemanha para participar do programa que visa pensar a melhoria da EPT.
Reitor participa de programa de educação profissional e tecnológica da Unesco

Em todo o mundo, a Unesco promove discussões para a melhoria da educação profissional.

 O Programa de Liderança em Educação Profissional e Tecnológica Unevoc/Unesco será realizado de 17 a 28 de outubro de 2016, em Bonn, Alemanha. O Unevoc é um centro internacional da Unesco voltado à educação profissional e trabalha para desenvolver e fortalecer ações nesta área em todo o mundo. O objetivo é repensá-la de forma a reforçar o seu papel no desenvolvimento social mais igual e sustentável.

 O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, participará do evento como representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). “O nosso compromisso é de tentar ajudar a Unesco na melhoria da qualidade da educação profissional no Brasil e na América Latina”, ressalta.

 A programação será dividida em oito módulos, durante 12 dias, e inclui atividades que trabalham os três pilares do programa do Unevoc: "visão, habilidade e conhecimento para mudar", de forma a capacitar os gestores e especialistas a se tornarem agentes de mudanças em suas instituições e países tendo em vista as transformações tecnológicas e o crescimento da competitividade no mundo. As atividades serão realizadas por meio de exercícios práticos, dinâmicas em grupo, compartilhamento de experiências e estudos de caso.

 O Unevoc implementa suas atividades através de uma rede mundial de instituições, coordenada pela Unesco, da qual o Conif deverá tornar-se um membro, o que possibilitará ampliar processos de cooperação e de intercâmbio e desenvolvimento de projetos e ações conjuntas que promovam resultados importantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo. Com a entrada do Conif, o conselho passa a ajudar a pensar as políticas de educação profissional, levantar as informações do Brasil para a base de dados da Unesco, além do compartilhamento de experiências e de melhores práticas educacionais.

 “A Unesco tem uma agenda para a construção de uma economia sustentável para o mundo e ela vê a Educação Profissional como elemento crucial para preparar as pessoas para essa mudança, para uma economia verde. Então, construir políticas que possam ajudar o nosso planeta é uma grande oportunidade para o Conif, um olhar brasileiro da Educação Profissional para o mundo, mas também um aprendizado. Essa experiência internacional com diferentes olhares pode ajudar muito na construção de um mundo melhor”, destaca Jefferson. 

 Saiba Mais: O Centro Internacional Unevoc é um dos sete institutos da Unesco na área de educação. Seu objetivo é desenvolver e fortalecer a educação profissional e tecnológica no contexto das premissas da Unesco "educação para todos" e "educação para o desenvolvimento sustentável". Suas atividades acontecem por meio de uma rede global de instituições de educação profissional e tecnológica.

 

Comunicação Social da Reitoria com informações do site

http://www.unevoc.unesco.org/tvetleadership/#top