MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado em Engenharia Ambiental > Alunos > Egressos > Rodolfo dos Santos Coutinho Coimbra

Rodolfo dos Santos Coutinho Coimbra

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 28/08/2017 06h40, última modificação 28/08/2017 09h35
Rodolfo entrou no PPEA em 2011 e fez sua pesquisa na lagoa de Imboassica.

Rodolfo é biólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e concluiu o Mestrado em Engenharia Ambiental em 2013. Ele conta que soube do PPEA ainda na faculdade e direcionou seus estudos do último ano da faculdade para a preparação para o Mestrado. Optou pelo mestrado profissional porque procurava na capacitação na área ambiental e não queria mestrado acadêmico.

O PPEA surpreendeu positivamente. “Aqui você vivencia um problema já existente. O aprendizado é mais claro pelo problema ser real”, disse ele. Seu projeto de pesquisa partiu de uma demanda da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Macaé, onde é servidor e foi apresentado também no Comitê de Bacias e na Prefeitura de Rio das Ostras.

Atualmente cursa doutorado na UFRJ, mas analisa os mesmos aspectos estudados no mestrado na área costeira e não mais em lagoas. Além disso, ocupa os cargos de secretário executivo do Conselho de Meio Ambiente de Macaé e presidente do Comitê de Bacias de Macaé.


Depoimento coletado em junho de 2017.