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Google Meet

por Anderson Alex de Souza Sales publicado 26/03/2020 05h41, última modificação 26/03/2020 23h19

1. Apresentação

O Google Meet é um aplicativo para Android, iOS e Web que permite efetuar chamadas de vídeo pelo celular ou pelo computador. Possui uma interface simples e permite conversar com até 100 pessoas simultaneamente, e oferece integração com agenda de compromissos para sincronizar reuniões programadas.

 

2. Passo a passo para a criação de uma sala

2.1 - Acesse o endereço meet.google.com e clique em Fazer login. Entretanto, é necessário estar desconectado de qualquer conta pessoal do Google pois caso o acesso ao endereço mencionado seja feito com o Gmail conectado por exemplo o usuário utilizará o serviço Google Meet vinculado à sua conta pessoal, e não à institucional. Caso não queira se desconectar uma outra alternativa é abrir uma guia anônima no navegador e digitar o endereço.

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2.2 - Na tela seguinte digite seu CPF seguido de @gsuite.iff.edu.br conforme demonstrado na imagem abaixo e clique no botão Próxima:

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2.3 - Em seguida será necessário se autenticar com o usuário e senha de sua conta institucional. Para tal digite novamente seu CPF e senha do idIFF e clique no botão Entrar:

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2.4 - Após ler os termos da nova conta clique em Aceitar:

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2.5 - Estando logado, para iniciar uma reunião clique em Participar/iniciar reunião:

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2.6 - Digite o nome/apelido que o identificará na reunião ou o código da mesma e clique em Continuar:

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2.7 - No primeiro acesso pela web, será necessário conceder permissão para que o microfone e a câmera de seu dispositivo sejam utilizados. Para isso, basta clicar em Permitir:

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2.8 - Para iniciar a reunião, clique em Participar agora:

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2.9 - Para convidar participantes para a reunião existem 3 maneiras:

  1. Copiando diretamente o link da reunião para posteriormente enviá-lo para os futuros participantes;
  2. Clicando em Copiar informações sobre como participar para posteriormente enviá-las para os futuros participantes;
  3. Clicando em Adic. pessoas

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2.9.1 - Após clicar em Adic. pessoas, será necessário inserir o nome ou e-mail do(s) futuro(s) participante(s) da reunião:

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2.10 - Quando um participante receber um convite e aceitá-lo será necessário aprovar seu ingresso na reunião, bastando para tal clicar em Permitir quando surgir a janela abaixo:

Concedendo permissão-1.png 

 

3. Recebendo um convite pelo celular

3.1 - Ao chegar um convite enviado para um celular para ingressar numa reunião clique em Pedir p/ participar. A entrada na sala de reunião ocorrerá assim que o responsável da mesma aprovar a participação solicitada:

 Recebendo convite-1.jpg

 

4. Recebendo um convite pelo computador

4.1 - Ao chegar um convite enviado para um computador antes de entrar numa reunião será necessário conceder permissão para o que o aplicativo mostre notificações. Para isso, clique em Permitir:

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4.2 - Além do passo descrito acima, será necessário conceder permissão para que o microfone e a câmera de seu dispositivo sejam utilizados. Para isso, basta clicar em Permitir:

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4.3 - Estando apto(a) para ingressar na reunião, clique em Pedir para participar:

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 4.4 - Até que o responsável pela sala aprove sua participação, a tela abaixo será exibida:  

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