Webconferência IFF
Descrição
O Webconferência IFF é um serviço institucional de comunicação e colaboração que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. Por meio dele é possível compartilhar áudio, vídeo, texto, imagens, tela e realizar edição de documentos colaborativamente com pessoas em qualquer lugar, mesmo que estejam distantes geograficamente, utilizando um computador ou dispositivo móvel.
Instruções detalhadas
O Webconferência IFF é simples e intuitivo de usar. Veja abaixo como criar, acessar, compartilhar e utilizar demais recursos de uma sala:
Criando, acessando e compartilhando uma sala
Para iniciar uma conferência acesse o endereço https://webconf.iff.edu.br
Em seguida basta digitar o nome da sala desejado e clicar em "IR"
Caso seja solicitado permissão de acesso a câmera e ao microfone, clique em permitir
Se for o primeiro participante da conferência, será solicitado suas credenciais do idIFF (CPF e Senha) para iniciar a sala. Se você não for o moderador da sala, basta aguardar que o mesmo inicie a conferência para logo após você ser redirecionado para a mesma.
Se você for o moderador da sala, digite suas credenciais do idIFF (CPF e Senha) e clique em OK.
Após efetuar o login, a sala de conferência estará ativa. Para convidar outros participantes basta enviar para os mesmos o endereço (URL) da conferência.
Acessando recursos e configurando a sala criada
No menu localizado na lateral esquerda da tela, no primeiro ícone superior, é possível configurar seu nome e e-mail, permitindo que os outros participantes o identifiquem na conferência e em outros recursos, como chat e edição colaborativa de documentos. |
O segundo ícone do menu permite visualizar a quantidade e o nome dos participantes da conferência. Clicando sobre o nome de um determinado participante o vídeo deste será exibido. |
O terceiro ícone permite acessar o recurso de chat. Se o participante tiver definido seu perfil anteriormente, irá acessar diretamente o chat, caso contrário será necessário informar um nome para poder acessar a ferramenta. |
Após digitar o nome, o chat estará disponível para uso.
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O quarto ícone disponibiliza a edição de documento compartilhado, onde é possível que os participantes editem colaborativamente um documento de texto.
O quinto ícone permite compartilhar um vídeo do youtube.
Para compartilhar um vídeo, basta clicar na opção e colar o endereço desejado.
No sexto ícone, representado por uma engrenagem, é possível definir configurações de idioma, áudio, vídeo e moderação. Na opção Configurações do dispositivo é possível selecionar a câmera e dispositivo de entrada e saída de áudio que será utilizado na conferência. Também é possível testar as configurações de som.
Caso seja o moderador da sala é possível definir algumas opções da conferência:
- Todos iniciam mudos: todos os participantes iniciarão com áudio desabilitado;
- Todos iniciam ocultos: todos os participantes iniciarão visíveis apenas para o moderador;
- Todos me seguem: o vídeo do moderador ficará fixo na tela dos outros participantes. Caso esta opção não esteja habilitada, o vídeo irá alternar para o participante que estiver falando no momento.
O sétimo ícone, representado por uma mão, sinaliza ao moderador que um participante deseja falar, caso a opção Todos me seguem do moderador esteja ativa.
O último ícone do menu lateral esquerdo, representado por um olho, permite configurar a qualidade do vídeo do participante, indo da qualidade HD (alta definição) até a baixa definilção (SD) ou, simplesmente, desativar o vídeo e participar da conferência somente com áudio.
Recursos adicionais
No menu superior temos algumas outras opções. No ícone de microfone (opção mais a esquerda), podemos silenciar ou ativar o microfone.
A segunda opção permite ativar ou desativar a câmera do usuário, tornando possível a participação da conferência utilizando áudio e vídeo ou somente áudio.
A terceira opção, representado por um monitor, permite iniciar ou parar o compartilhamento de tela. Esta opção está disponível nos navegadores Google Chrome* ou Mozilla Firefox a partir da versão 52.
* necessária a instalação do plugin disponível em: https://chrome.google.com/webstore/detail/iffluminense-webconf/mfnfgmppodmgbamglhcdpjepekmmclhe
No Google Chrome é possível selecionar se deseja compartilhar a tela inteira, a janela de determinado aplicativo ou ainda uma guia específica. Basta selecionar a opção desejada e clicar em Compartilhar.
O quarto ícone permite copiar o endereço da conferência para convidar novas pessoas para participar. Também é possível tornar a sala privada, adicionando uma senha para isso.
Caso tenha sido informada uma senha para tornar a sala privada, os participantes deverão digitá-la ao clicar no link compartilhado para acessar a conferência.
Para configurar a senha, basta clicar em Adicionar uma senha, digitar a senha desejada e em seguida clicar em Adicionar.
A partir deste momento, a sala estará protegida pela senha definida. Clique em Feito para finalizar a configuração.
A penúltima opção permite visualizar a conferência em tela cheia ou retornar para o modo janela.
A última opção, ícone mais a direita, permite que o participante saia da sala de conferência.
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