PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Webconferência IFF

por Rebeca Campanha publicado 20/03/2018 11h27, última modificação 20/03/2018 11h27

Descrição

O Webconferência IFF é um serviço institucional de comunicação e colaboração que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. Por meio dele é possível compartilhar áudio, vídeo, texto, imagens, tela e realizar edição de documentos colaborativamente com pessoas em qualquer lugar, mesmo que estejam distantes geograficamente, utilizando um computador ou dispositivo móvel.

 

Instruções detalhadas

O Webconferência IFF é simples e intuitivo de usar. Veja abaixo como criar, acessar, compartilhar e utilizar demais recursos de uma sala:

 

Criando, acessando e compartilhando uma sala

 

Para iniciar uma conferência acesse o endereço https://webconf.iff.edu.br

webconferencia1

 

Em seguida basta digitar o nome da sala desejado e clicar em "IR"

webconferencia2

 

Caso seja solicitado permissão de acesso a câmera e ao microfone, clique em permitir

webconferencia3

 

Se for o primeiro participante da conferência, será solicitado suas credenciais do idIFF (CPF e Senha) para iniciar a sala. Se você não for o moderador da sala, basta aguardar que o mesmo inicie a conferência para logo após você ser redirecionado para a mesma.

webconferencia4

 

Se você for o moderador da sala, digite suas credenciais do idIFF (CPF e Senha) e clique em OK.

webconferencia5

 

Após efetuar o login, a sala de conferência estará ativa. Para convidar outros participantes basta enviar para os mesmos o endereço (URL) da conferência.

webconferencia6

 

 

Acessando recursos e configurando a sala criada


 

 O quarto ícone disponibiliza a edição de documento compartilhado, onde é possível que os participantes editem colaborativamente um documento de texto.

webconferencia11

 

O quinto ícone permite compartilhar um vídeo do youtube.

webconferencia12


Para compartilhar um vídeo, basta clicar na opção e colar o endereço desejado.

webconferencia13

 

No sexto ícone, representado por uma engrenagem, é possível definir configurações de idioma, áudio, vídeo e moderação. Na opção Configurações do dispositivo é possível selecionar a câmera e dispositivo de entrada e saída de áudio que será utilizado na conferência. Também é possível testar as configurações de som.

webconferencia14

 

Caso seja o moderador da sala é possível definir algumas opções da conferência:

  • Todos iniciam mudos: todos os participantes iniciarão com áudio desabilitado;
  • Todos iniciam ocultos: todos os participantes iniciarão visíveis apenas para o moderador;
  • Todos me seguem: o vídeo do moderador ficará fixo na tela dos outros participantes. Caso esta opção não esteja habilitada, o vídeo irá alternar para o participante que estiver falando no momento.

webconferencia15

 

O sétimo ícone, representado por uma mão, sinaliza ao moderador que um participante deseja falar, caso a opção Todos me seguem do moderador esteja ativa.

webconferencia16

 

O último ícone do menu lateral esquerdo, representado por um olho, permite configurar a qualidade do vídeo do participante, indo da qualidade HD (alta definição) até a baixa definilção (SD) ou, simplesmente, desativar o vídeo e participar da conferência somente com áudio.

webconferencia17

 

 

Recursos adicionais

 

No menu superior temos algumas outras opções. No ícone de microfone (opção mais a esquerda), podemos silenciar ou ativar o microfone.

webconferencia18

 

A segunda opção permite ativar ou desativar a câmera do usuário, tornando possível a participação da conferência utilizando áudio e vídeo ou somente áudio.

webconferencia19

 

A terceira opção, representado por um monitor, permite iniciar ou parar o compartilhamento de tela. Esta opção está disponível nos navegadores Google Chrome* ou Mozilla Firefox a partir da versão 52.

webconferencia20

 * necessária a instalação do plugin disponível em: https://chrome.google.com/webstore/detail/iffluminense-webconf/mfnfgmppodmgbamglhcdpjepekmmclhe

 

No Google Chrome é possível selecionar se deseja compartilhar a tela inteira, a janela de determinado aplicativo ou ainda uma guia específica. Basta selecionar a opção desejada e clicar em Compartilhar.

webconferencia21

 

O quarto ícone permite copiar o endereço da conferência para convidar novas pessoas para participar. Também é possível tornar a sala privada, adicionando uma senha para isso.

Caso tenha sido informada uma senha para tornar a sala privada, os participantes deverão digitá-la ao clicar no link compartilhado para acessar a conferência.

webconferencia22

 

Para configurar a senha, basta clicar em Adicionar uma senha, digitar a senha desejada e em seguida clicar em Adicionar.

webconferencia23

 

A partir deste momento, a sala estará protegida pela senha definida. Clique em Feito para finalizar a configuração.

webconferencia24

 

A penúltima opção permite visualizar a conferência em tela cheia ou retornar para o modo janela.

webconferencia25

 

A última opção, ícone mais a direita, permite que o participante saia da sala de conferência.

webconferencia26

 

Precisa de ajuda?

Acesse o Catálogo de Serviços de TIC para conhecer detalhes sobre o serviço, clicando aqui.

registrado em: