Apresentação

Topo Apresentação Auditoria Interna 

 A Auditoria Interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) é órgão auxiliar do Sistema de Controle Interno, responsável pela atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, tendo como finalidades adicionar valor ao Instituto e auxiliá-lo a realizar seus objetivos.

 Criada em 2001, a Auditoria Interna do IFFluminense está vinculada ao Conselho Superior, em observância ao artigo 15, § 3º do Decreto nº 3.591/2000, e sujeita à orientação normativa e à supervisão técnica da Controladoria Geral da União. Atua por meio do acompanhamento indireto de processos, avaliação de resultados e proposição de ações corretivas, contribuindo para o alcance dos resultados da gestão, controle e transparência no uso dos recursos públicos.

 No exercício de sua missão institucional, a Auditoria Interna avalia e melhora, por meio de abordagem sistemática e disciplinada, a eficácia dos processos de governança, de gestão de riscos e de controles internos, bem como presta apoio, dentro de suas especificidades, à Controladoria Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) no âmbito do Instituto.

 Os controles internos da gestão - que devem integrar as atividades, planos, ações, políticas, sistemas, recursos e esforços de todos que trabalhem na organização - não devem ser confundidos com as atividades do Sistema de Controle Interno relacionadas no artigo 74 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 ou com as atribuições da Auditoria Interna, cuja finalidade específica é a medição e avaliação da eficácia e eficiência dos controles internos da gestão da organização.

MissãoVisãoValores

Proteger e aumentar o valor do Instituto Federal Fluminense, fornecendo avaliação, consultoria e conhecimento objetivos baseados em riscos.

Ser reconhecida pelas unidades do Instituto Federal Fluminense pela excelência no exercício da atividade de auditoria interna e respeitada pelo valor que acrescenta à gestão dos processos institucionais e à governança do Instituto.

  • Ética;
  • Cooperação;
  • Proficiência;
  • Comprometimento;
  • Independência;
  • Objetividade

 

 

registrado em: Auditoria Interna