GUIA DE INSCRIÇÃO NOS EDITAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Prezado/a estudante, apresentamos aqui as informações, orientações e instruções para que você se inscreva corretamente no edital de bolsas e auxílios com critérios socioeconômicos do Programa de Assistência Estudantil do IF Fluminense, conforme o edital publicado no seu campus. Você pode encontrar o edital acessando a área do seu campus no portal seleções do IFF (selecoes.iff.edu.br).
Atualmente, a inscrição e entrega dos documentos comprobatórios ocorrem exclusivamente online, pelo SUAP (Sistema Único de Administração Pública). Abaixo você encontrará informações sobre o Programa de Assistência Estudantil do IF Fluminense, os procedimentos para criação da senha IDIFF de acesso ao SUAP pelo estudante, os documentos que você precisará separar e digitalizar para anexar na inscrição, os ambientes dentro do SUAP que você acessa para efetuar a sua inscrição, alguns modelos de formulários e declarações que você poderá precisar para se inscrever, bem como perguntas e respostas frequentes, que poderão tirar suas dúvidas.
Assim, preparamos um material audiovisual objetivo e de fácil compreensão para auxiliar na sua inscrição. Caso ainda tenha dúvidas sobre a inscrição ou sobre os documentos necessários, procure o setor responsável pela Assistência Estudantil do seu campus durante o período de inscrição e não perca a oportunidade de participar do programa.
Para acessar o material explicativo, role a página para baixo, assim, você obterá todas as informações e instruções necessárias para sua inscrição.
1. PASSO A PASSO PARA SE INSCREVER
Para se inscrever e participar da seleção você deve seguir os seguintes passos:
1.1 - Acessar o Portal Seleções do IFF na área do seu campus e ler o edital atentamente (informações, exigências e prazos);
1.2 - Separar os seus documentos e de todos os membros da sua família necessários para a inscrição. A lista mínima de documentos, conforme a situação da sua família, encontra-se no Anexo IX do Edital. (Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre a documentação).
1.3 - Digitalizar (escanear) e salvar em pdf todos os documentos em arquivos separados. (Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre como digitalizar os documentos).
1.4 - Criar o seu IDIFF. (Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre como criar seu IDIFF).
1.5 - Acessar o SUAP e fazer ou atualizar a caracterização socioeconômica do estudante. (Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre como fazer a caracterização socioeconômica).
1.6 - No SUAP, clicar no auxílio ou bolsa a que pretende concorrer para fazer a sua inscrição. Neste momento, o sistema solicitará a inserção do documento referente ao estado civil do estudante na Pasta Documental (Exemplo: certidão de nascimento, certidão de casamento, união estável, etc, conforme a lista de documentos do Anexo IX)
1.7 - No SUAP, preencher a inscrição socioeconômica no auxílio e/ou bolsa da Assistência Estudantil para o qual pretende concorrer e Anexar os documentos digitalizados, conforme solicitado. (Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre como fazer a sua inscrição e anexar os documentos).
1.8 - Após responder ao Questionário socioeconômico, anexar os documentos solicitados e responder às perguntas específicas referente ao auxílio e/ou bolsa requerido, o SUAP emitirá um comprovante de inscrição. Sem a emissão de tal comprovante, a inscrição do estudante não terá sido realizada.
2. COMO CRIAR O IDIFF DO/A ESTUDANTE?
Assista o vídeo abaixo para aprender a criar o IDIFF do/a estudante.
3. COMO FAZER OU ATUALIZAR A CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DO/A ESTUDANTE NO SUAP?
Assista abaixo o material informativo sobre como fazer ou atualizar a caracterização socioeconômica do/a estudante no SUAP. Lembre-se que a caracterização socioeconômica pode ser feita ou atualizada mesmo que as inscrições para bolsas e auxílios de assistência estudantil não estejam abertas.
4. QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS QUE O/A ESTUDANTE VAI PRECISAR PARA FAZER A INSCRIÇÃO?
Assista abaixo o material informativo sobre os documentos que o/a estudante vai necessitar para realizar a sua inscrição. Separe os documentos do/a estudante e de todos os membros familiares, digitalize e salve em pdf (assista ao material informativo do item 5 “Como digitalizar os documentos em pdf que o/a estudante vai precisar anexar?” abaixo).
Além do material informativo acima, a lista dos documentos que serão necessários para a inscrição segue aqui:
5. COMO DIGITALIZAR OS DOCUMENTOS EM PDF QUE O/A ESTUDANTE VAI PRECISAR ANEXAR?
Assista abaixo o material informativo sobre como digitalizar os documentos que serão necessários anexar durante a inscrição.
Atenção: A digitalização correta dos documentos de modo que estejam legíveis, completos e organizados é de responsabilidade do estudante e/ou de seus responsáveis. Documentos ilegíveis ou incompletos podem prejudicar a classificação do/a estudante ou ocasionar o indeferimento do benefício.
6. COMO FAZER A INSCRIÇÃO NAS BOLSAS E/OU AUXÍLIOS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?
Assista abaixo o material informativo sobre como realizar a inscrição do/a estudante para as bolsas e auxílios de Assistência Estudantil do IF Fluminense, pelo SUAP. O material apresenta os ambientes dentro do SUAP que deverão ser acessados e o passo-a-passo para preencher o Questionário Socioeconômico, anexar os documentos necessários e como finalizar e enviar a inscrição.
7. ANEXOS DO EDITAL
Nesta seção você encontra os modelos de declaração que poderão ser necessários para a realização de inscrição do/a estudante, conforme a situação familiar. Esses documentos encontram-se no Edital na forma de Anexos.
ANEXO II
Declaração de aluguel sem contrato
ANEXO III
Declaração de Separação não judicial
ANEXO IV
Declaração de União Estável
ANEXO VII
Declaração de Renda Variável
8. PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES
Nesta seção, você encontrará uma cartilha com várias perguntas e respostas frequentes, que poderão esclarecer alguma dúvida que você tenha, então, acesse sem moderação.
9. O QUE É O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto 7.234/2010, é uma política que objetiva contribuir para a permanência de estudantes de classes populares matriculados em cursos técnicos (do Ensino Médio Integrado, Concomitante e do Subsequente) e de graduação presenciais das instituições federais, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de retenção e evasão.
É nesse sentido que o Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal Fluminense, instituído pela Resolução Nº 039/2016, é composto por um conjunto de ações, serviços e projetos que visa possibilitar a democratização das condições de acesso, permanência e conclusão de curso pela minimização dos efeitos e impactos da desigualdade social estrutural na vida dos estudantes e suas famílias.
Os programas citados podem ser encontrados nos seguintes link:
Programa Institucional
PROGRAMA DE ASSISTENCIA AO ESTUDANTE DO IFF