PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Processos de Gerenciamento de Serviços de TI

1. Apresentação

Segundo a ITIL®, gerenciamento é uma estrutura de políticas, processos e funções que visam a atender os objetivos de uma empresa. Nesse sentido, o Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação constitui-se num conjunto de habilidades organizacionais que fornecem valor a seus clientes/usuários na forma de serviços no âmbito da TIC.

A seguir são explicitados todos os Processos de Gerenciamento de Serviços de TI, e para acessar um determinado processo, clique no seu nome.

 

Relação de Processos de Gerenciamento de Serviços de TI
Ciclo de VidaProcesso/Função
Estratégia de Serviço-
Desenho de ServiçoProcesso → Gerenciamento de Catálogo de Serviços
Transição de ServiçoProcesso → Gerenciamento de Configuração e Ativo de Serviço
Processo → Gerenciamento de Liberação e Implantação
Processo → Gerenciamento de Mudança
Operação de ServiçoFunção → Central de Serviços
Processo → Cumprimento de Requisição
Processo → Gerenciamento de Incidente
Processo → Gerenciamento de Problema
Melhoria Contínua de Serviço-

 

2. Acordos de Níveis de Serviço

Tempos de Resolução para a Coordenação de Gestão de Serviços de TI
IndicadorMacrosserviçoServiçoAtividade/tarefa
Tempo de Resolução até 24hE-mail e ColaboraçãoContas de E-mailCorreção de cadastro
Criação de conta
Desativação de conta
Dúvida quanto à utilização/serviço
Reativação de conta
Redefinição de quota de armazenamento
Redefinição de senha
Contas de E-Mail DepartamentaisCorreção de cadastro
Criação de conta
Desativação de conta
Dúvida quanto à utilização/serviço
Reativação de conta
Redefinição de quota de armazenamento
Redefinição de senha
Listas de E-MailConcessão de perfil de administrador/moderador
Criação de lista
Dúvida quanto à utilização/serviço
Exclusão de lista
Redefinição de senha de administrador/moderador
Listas de E-Mail AutomatizadasConcessão de perfil de administrador/moderador
Dúvida quanto à utilização/serviço
Redefinição de senha de administrador/moderador
Transmissão de Vídeo On-lineDúvida quanto à utilização/serviço
VideoconferênciaDúvida quanto à utilização/serviço
Webconferência IFFDúvida quanto à utilização/serviço
Sistemas de Ensino, Pesquisa e ExtensãoSistema de Gerenciamento de Bibliotecas (Sophia)Dúvida quanto à utilização/serviço
Sugestão de melhoria/nova funcionalidade

 

 

  

Tempos de Resolução para a Coordenação de Operações de Redes
IndicadorMacrosserviçoServiçoAtividade/tarefa
Tempo de Resolução até 48hE-mail e ColaboraçãoContas de E-mailRestauração de backup
Contas de E-mail DepartamentaisRestauração de backup
Sistemas AdministrativosCentral de ServiçosCriação de fila de atendimento
Sistemas de Ensino, Pesquisa e ExtensãoSistema de Gerenciamento de Bibliotecas (Sophia)Atualização de sistema
Importação de dados
Sistema de Gestão Acadêmica (Q-Acadêmico)Exportação de dados
Importação de dados