Notícias

Extensão e Cultura

Convênio na área de cultura foi assinado

por Ascom Reitoria publicado 14/03/2014 00h00, última modificação 12/09/2023 15h32
Nove Instituições de Ensino Superior do estado do Rio de Janeiro, incluindo o IFFluminense, assinaram um convênio de cooperação acadêmica e intercâmbio técnico, no dia 12 de março de 2014.
Convênio na área de cultura foi assinado

Representantes das Instituições durante a assinatura do convênio.

 O convênio firma oficialmente a parceria entre Cefet, IFRJ, IFFluminense, Uerj, Unirio, Uenf, UFRRJ, UFF e UFRJ para a constituição do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC-RJ), que tem por objetivo, entre outros:

  • promover o diálogo e intercâmbio regulares, sistemáticos e institucionalizados 

entre Universidades e IES;

  • ações que fomentem e favoreçam atividades e práticas culturais;
  • promover o intercâmbio nacional e internacional com instituições similares,

como forma do encontro e do diálogo intercultural.


 O evento foi realizado na  sede do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Rio de Janeiro.  A pró-reitora de Extensão e Cultura do IFFluminense, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, representou o reitor, Luiz Augusto Caldas, durante a cerimônia que contou, ainda, com a apresentação do coral dos campi Macaé e Campos-Guarus, composto por 60 alunos, sob a coordenação dos professores Helio Junior e Saulo Nascimento.

 A partir de agora será formado um Conselho com representação paritária de todas as instituições participantes e constituído o Regimento Interno para reger as atividades do FIC. Todas as atividades e projetos serão realizados por meio de convênios específicos, termos aditivos ou instrumentos legais similares, firmados por todos ou por algumas das instituições participantes.

 Entre as primeiras atividades da parceria, está a constituição de uma agenda cultural única “para que todo o estado do Rio de Janeiro conheça a produção e o compromisso das IES com a cultura”, destaca Paula.

 A realização de um Festival de Arte Jovem, ainda para o ano de 2014, é outra meta do FIC-RJ. “O objetivo é congregar manifestações artísticas e culturais variadas para trazer a juventude para dentro das instituições, integrando e fortalecendo a relação com a sociedade”, informou Paula.

 Saiba Mais: O IFFluminense tem diversas ações na área de cultura, bem como cursos de Formação Inicial e Continuada, além de cursos como o Técnico em Música e o Certific Música nos perfis Regente de Banda e Regente de Coral, no campus Campos-Guarus; o Curso Técnico em Restauro e Conservação de bens Móveis e Integrados, no campus Quissamã; assim como está em planejamento a criação da Licenciatura em Música no campus Guarus. 

 A integração com outras instituições também já acontece, a exemplo do campus Bom Jesus, cujos alunos do projeto de dança participam, anualmente, de workshop no laboratório de dança da UFRJ. A expectativa é de que o convênio firmado poderá reforçar e ampliar atividades nesse sentido.

A apresentação do Coral do IFFluminense emocionou os presentes.

A apresentação do Coral do IFFluminense emocionou os presentes.

(Fonte: Ascom IFF com www.ufrj.br )

(Publicada originalmente em 14/03/2014)

registrado em: , , ,