Núcleo Regional São Pedro da Aldeia/Cabo Frio

Conheça o Núcleo Regional São Pedro da Aldeia/Cabo Frio.

 Núcleo Regional São Pedro da Aldeia/Cabo Frio: criação de acervo de memória regional através de inventário de conhecimento que contemple atividades de investigação histórica e identificação de universos simbólicos regionais, subsidiando a formulação de metodologia, roteiro e diretrizes fundamentais para redação de material didático de educação patrimonial para escolas.

AÇÕES

  • Educação Patrimonial para taxistas :

 O curso de qualificação profissional “O Taxista e a Atividade Turística”, iniciado em 15 de abril de 2014, foi resultado de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Turismo, o Iphan-RJ, o IFFluminense campus Cabo Frio e a secretaria municipal de Transportes (SECTRANS). Com 15 taxistas inscritos, o aproveitamento do curso foi de 100%. Diversos roteiros turísticos envolvendo o patrimônio local foram temas do curso, de forma a qualificar os taxistas para uma ação de educação patrimonial, ampliando a potencialidade de Cabo Frio rumo a um turismo patrimonial (veja AQUI notícia sobre o curso).

  • IV Semana Fluminense do Patrimônio:

 O campus Cabo Frio sediou diversas atividades, dentre elas a Mesa Redonda intitulada “A pesquisa e a vida de Márcio Werneck”, apresentada pela equipe do Centro de Memória do campus Cabo Frio, sob coordenação do Prof. Vinicius Teixeira Santos. Márcio Werneck foi um grande pesquisador da Região de Cabo Frio, tendo realizado, durante mais de 30 anos de pesquisa, importantes levantamentos histórico-arqueológicos, como o estudo sobre o naufrágio de Américo Vespúcio na costa brasileira em 1503 (veja AQUI notícia sobre a participação do campus Cabo Frio na IV Semana Fluminense do Patrimônio).

 Confira a Programação completa do evento AQUI.