MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Uma Proposta Diferenciada para a Aprendizagem de Energia com Ênfase em Jogos | Autor: Leomir Toledo de Barros

por Simone Vasconcelos publicado 13/05/2019 13h19, última modificação 12/09/2023 12h45

Prof.ª Dr.ª Maria Priscila Pessanha de Castro

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565223

O presente trabalho baseia-se nos referenciais teóricos da linha construtivista, apoiando-se especialmente na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na Interação Social, segundo Vygotsky. Desta forma pretende-se discutir e apresentar em que medida uma intervenção didática com ênfase em jogos é relevante para aprendizagem de Física. Diante disso foi realizada uma pesquisa qualitativa, abrangendo questionários e técnicas que se aproximam da observação participante, com o intuito de verificar indícios de aprendizagem. Como produto da pesquisa foi desenvolvida uma sequência didática que envolveu, entre outras atividades, a elaboração e utilização de dois jogos, sendo um jogo de tabuleiro denominado “Monopólio de Energia” e um jogo de perguntas e respostas denominado “Cadeira da Inteligência”, ambos relacionados ao estudo de energia, em nível médio. O material desenvolvido será disponibilizado para que outros professores possam reproduzi-lo e/ou adaptá-lo para utilizar durante suas aulas. A sequência didática desenvolvida foi aplicada em duas turmas de ensino médio, na modalidade curso normal, em uma escola da rede pública. Os resultados da aplicação, que incluem a análise dos questionários e a interação entre os alunos durante os jogos, mostraram que a pesquisa obteve êxito e o produto educacional desenvolvido foi aprovado pelos alunos, que demonstraram grande interesse durante as aulas e alcançaram bons resultados na avaliação da aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de Física, Jogo de Tabuleiro, Lúdico, Interação.

The present work is based on the theoretical references of the constructivist line, relying especially on David Ausubel's Theory of Significant Learning and Social Interaction, according to Vygotsky. In this way we intend to discuss and present the extent to which a didactic intervention with an emphasis on games is relevant to learning physics. A qualitative research was carried out, including questionnaires and techniques that approached the participant observation, in order to verify evidence of learning. As a product of the research a didactic sequence was developed that involved, among other activities, the elaboration and use of two games, being a board game called "Monopoly of Energy" and a question and answer game denominated "Chair of the Intelligence", both related to the study of energy, at medium level. The developed material will be made available so that other teachers can reproduce it and / or adapt it to use during their classes. The didactic sequence developed was applied in two high school classes, in the normal course modality, in a public school. The results of the application, including the analysis of the questionnaires and the interaction between the students during the games, showed that the research was successful and the educational product developed was approved by the students, who showed great interest during the classes and reached good results in the evaluation learning.
Keywords: Physics Teaching, Board Game, Playful, Interaction.

PDF document Leomir_Dissertação.pdf — Documento PDF, 6.62 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.