Autismo e aprendizagem: a Análise do Comportamento como ferramenta capacitadora dos futuros docentes formados pelo Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Centro

por Ronald Gomes Freitas publicado 08/12/2021 10h40, última modificação 12/09/2023 12h50

Drª. Aline Couto da Costa

• Autor:

Ronald Gomes Freitas

O objetivo deste trabalho é criar um produto educacional que torne possível ao educador promover a inserção e estimulação do educando autista no ambiente escolar, produzir uma discussão sobre a percepção do educador quanto a inclusão e levantar temas que possam contribuir com a capacitação desse educador para facilitar o seu fazer inclusivo com educandos autistas. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento humano caracterizado por déficits na comunicação social que pode trazer como comorbidade, entre
outras, a dificuldade de aprendizagem. O processo de aprendizagem de sujeitos que receberam o diagnóstico de autismo (o conhecido TEA) pode divergir do modelo de aprendizagem de pessoas neurotípicas e é necessário que o educador enfrente seu principal desafio: aprender como o educando aprende. O conflito básico analisado nesta dissertação se dá entre o modelo tradicional de educação o qual ainda emprega metodologias arcaicas que
não alcançam a todos aqueles que frequentam a escola no contemporâneo, de um lado, e um modelo de educação alicerçado na Análise do Comportamento, a qual além de prover diversas ferramentas teórico-práticas para favorecer o processo de aprendizagem, evidencia que antes de ensinar, o educador precisa perceber as contingências nas quais está inserido para poder fazer uma manutenção da sua prática em direção à inclusão. A pesquisa foi realizada a partir da análise qualitativa do discurso de nove educandos do curso de Letras do Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Centro, que estão inseridos no campo da Educação Profissional e Tecnológica, a respeito do produto educacional criado e traz como resultado a urgência que a educação superior apresenta de melhor capacitar educadores para o fazer inclusivo.
Palavras-chave: Autismo; Aprendizagem; Educação; Análise do Comportamento; Capacitação de educadores.

The purpose of this document is to create an educational product that makes it possible for the educator to promote the insertion and stimulation of the autistic student in the school environment, to produce a discussion about the educator's perception of inclusion, and to contribute to the training of this educator to facilitate the inclusion of autistic students.
Autism is a disorder of human neurodevelopment characterized by deficits in social communication that can develop comorbidity, therefore, learning disability. The learning process of people who have been diagnosed with autism (also called ASD) may differ from the learning model of neurotypical people and it's necessary for the educator to face his main challenge: learning as the learner learns. The basic conflict analyzed in this dissertation is between the traditional model of education which still employs archaic methodologies that do not reach all those who attend school in the contemporary and, in contrast, a model of education based on Behavior Analysis, which in addition to providing manifold theoretical and practical tools to favor the learning process, it's evident that before teaching, the educator needs to look for you own contingencies to be able to educate into inclusion. The research was conducted from the analysis of the practice of nine educators of the Lyric Graduate of the Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Centro, who are included in the field of Professional and Technological Education, about the educational product created and bring as a result the urgency that the universe shows about the improvement the inclusion job of the educators.
Keywords: Autism; Learning; Education; Behavior Analysis; Educator training.

PDF document Dissertação.pdf — Documento PDF, 4.92 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.