DIÁLOGOS ENTRE ARTE E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE/RJ

por CAMILA GOMES RAMOS publicado 29/11/2021 07h03, última modificação 12/09/2023 12h50

Prof.ª Dr.ª Aline Couto da Costa

  • Autor:

    CAMILA GOMES RAMOS

O presente trabalho tem como tema o ensino de Artes Visuais na Educação Profissional e
Tecnológica de Nível Médio e surgiu a partir da necessidade da prática pedagógica da
professora e autora deste trabalho atuando nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana/RJ. Tem como objetivo geral investigar possibilidades de uso das tecnologias contemporâneas na aprendizagem de Arte e para isso foi necessário realizar pesquisas bibliográfica e documental costurando aproximações entre a Educação Profissional e Tecnológica, o Ensino de Arte e as Tecnologias Contemporâneas na Educação. Para atingir os objetivos foi desenrolado um estudo de caso com um grupo de estudantes a partir de ação pedagógica em um ambiente virtual de aprendizagem. Foi elaborado um produto educacional que se configurou como um catálogo da exposição virtual “JANELAS”, onde se buscou através da fotografia, captar o olhar dos estudantes perante o momento de pandemia que se vive. A análise possibilitou realizar novas descobertas e a partir disso puderam ser tecidas algumas convergências de modo a contribuir para os processos pedagógicos na EPT.
Palavras-chave: Ensino de Arte. Educação Profissionalizante. Tecnologias Contemporâneas.

The present work has as its theme the teaching of Visual Arts in High School Professional and Technological Education and arose from the need for pedagogical practice of the teacher and author of this work working in Technical Courses Integrated to High School of the Federal Institute of Education, Science and Fluminense Technology Campus Bom Jesus do Itabapoana/RJ. Its general objective is to investigate possibilities of use of contemporary
technologies in the learning of Art and for this it was necessary to carry out bibliographical and documentary research, stitching together approaches between Professional and Technological Education, Art Teaching and Contemporary Technologies in Education. To achieve the objectives, a case study was carried out with a group of students from a pedagogical action in a virtual learning environment. An educational product was created
that was configured as a catalog of the virtual exhibition “WINDOWS”, which sought, through photography, to capture the eyes of students in the face of the current pandemic moment. The analysis made it possible to make new discoveries and from that some convergences could be made in order to contribute to the pedagogical processes in PTE.
Keywords: Art Teaching. Vocational Education. Contemporary Technologies.

PDF document Dissertacao_Camila_Final.pdf — Documento PDF, 3.05 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.