Sequência Didática Para Ensino Do Gênero Textual Relatório No Curso Técnico Integrado De Meio Ambiente: Uma proposta interdisciplinar realizada no Campus Campos Guarus do IFFluminense, RJ

por Maycon Dias Prado publicado 30/09/2022 12h55, última modificação 12/09/2023 12h50

Orientador: prof. dr. Thiago Soares de Oliveira

 

  • Autor: Maycon Dias Prado

Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pública, no Brasil, é caracterizada pela integração entre as disciplinas da área técnica e da propedêutica. Essa fusão, no entanto, encontra barreiras para se concretizar na prática docente, como a carência de interação entre as disciplinas, de modo que os dois currículos, que deveriam estar integrados, permanecem
separados, sem uma vinculação teórica e prática. Nesse sentido, este trabalho buscou propor como objetivo principal, adotando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa-ação, uma sequência didática (SD) para o ensino do gênero textual relatório em uma turma de 2ª série do curso técnico integrado de Meio Ambiente do Campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense). Em específico, esta pesquisa visou traçar uma breve trajetória da EPT no país, destacando o trabalho como elemento de formação humana; abordar a configuração do ensino integrado e do currículo integrado no Ensino Médio e a contribuição da interdisciplinaridade para ambos; investigar aspectos gerais e específicos do gênero textual relatório e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima); e formular e aplicar uma SD que centralize o gênero textual relatório como meio de
integração entre a prática profissional e o ensino propedêutico. A seleção desse gênero ocorreu devido à presença dele como conteúdo comum entre as disciplinas Português e Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) do curso em questão. A SD foi constituída por meio de 4 aulas expositivas dialogadas, com 1 hora de duração cada, realizadas por meio da plataforma de videoconferências Google Meet, contemplando o estudo crítico de diferentes gêneros de textos
cujas tipologias narração e descrição e cujo tema abordem questões ambientais, além de contar com a análise e a reescrita da produção de relatórios com estrutura análoga ao Rima.
Participaram da pesquisa a professora titular de Português da turma em questão, o pesquisador autor desta dissertação e 12 estudantes do curso selecionado. Acerca dos resultados, verificou-se que os discentes conseguiram produzir textos com melhor coesão textual, utilizando conectivos diversos no encadeamento entre períodos e parágrafos; e adequaram a escrita à estrutura de relatório proposta nas atividades da SD. Nota-se, entretanto, que os alunos ainda contam com dificuldades para redigir relatórios com bastantes detalhes acerca dos meios biótico, antrópico e físico, aspecto possivelmente afetado pela impossibilidade de se visitarem locais de forma presencial, uma das consequências do contexto pandêmico da covid-19.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Interdisciplinaridade. Currículo Integrado. Gênero Textual Relatório. Relatório de Impacto Ambiental.

eer and Technical Education in state institutions in Brazil consists of the integration between subjects on technical skills and on propedeutics. However, this integration is not fully accomplished in real teaching contexts due to the lack of connection between subjects.
Although the curricula should be associated, they remain independent from each other generating a theory-practice gap. The aim of this dissertation is to propose a teaching sequence concerning the report genre to a second year class of the integrated technical degree on Environmental Studies in Campos Guarus campus of Instituto Federal Fluminense. In order to achieve that aim, we have used bibliographic research, documentary research and action
research as methodologies of research. More specifically, this dissertation aimed to briefly examine the history of Career and Technical Education in Brazil, featuring work as an element of human development. It also addresses the configuration of integrated teaching and the integrated curriculum in brazilian High School and the contribution of interdisciplinarity to both. This dissertation also focuses on investigating general and specific aspects of the report
genre and the Environmental Impact Report (RIMA). Our objective is to formulate and apply a teaching sequence in which the report is a means of integration between professional practice and propedeutic teaching. The report genre was chosen due to the fact that it is a common content in Portuguese and Environmental Impact Assessment, subjects included in the degree on Environmental Studies. The teaching sequence consisted of four lecture-discussions, each
lasting one hour, which were carried out via Google Meet. The classes comprised a critical study of different genres which addressed environmental issues and were at the same time narratives and descriptive texts. In addition to this, the students analysed and rewrote reports with a similar structure to RIMA’s. The classes involved the teacher of Portuguese responsible for the group, the researcher author of this dissertation and 12 students enrolled in the degree
on Environmental Studies. Regarding the results, it was found that the students were able to produce texts with better cohesion, using different connectives in between periods and paragraphs; and adapted the writing to the structure of a report, as proposed in the teaching sequence. However, it was noticed that students still struggle to write detailed reports about biotic, anthropic and physical environments. Not being able to visit places in person because of
the pandemic context was possibly the reason for the aforementioned aspect.

Keywords: Career and Technical Education.
Interdisciplinarity. Integrated Curriculum. Report Genre. Environmental Impact Report.

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